Discussões em grupo são novidade na Reditec em 2013
Anny Rochelly
As discussões em grupo são uma novidade na XXXVII Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), evento que acontece de 2 a 5 de setembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Além dos debates, a apresentação de experiências exitosas desenvolvidas pelos institutos federais também é aguardada com expectativa pelos participantes, que nesta edição não se limitam aos reitores e diretores-gerais, mas também a pró-reitores.
À programação, antes restrita a palestras e debates, serão acrescidas discussões em grupo, que abordarão temas indicados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec /MEC). As discussões têm início nesta terça-feira (03), a partir das 14h, com assuntos que serão abordados de forma simultânea, em salas distintas.
O primeiro deles é o Pronatec, seguido do programa Ciência sem Fronteiras e dos Polos de inovação e fomento à pesquisa aplicada. Já na quarta (04), os participantes irão debater os seguintes temas: Evasão e repetência na rede federal de educação profissional; Expansão da rede federal; A interação dos IFs com os setores produtivos e o fomento à extensão tecnológica; Pesquisa aplicada e inovação tecnológica; Qualificação e capacitação dos servidores para a educação profissional.
Ao fim das discussões, estão programados relatos dos grupos e debate em plenária, sempre no Teatro Gustavo Leite. Este ano, a Reditec está sendo organizada pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), com o apoio do Instituto Federal Sul de Minas (IF Sul de Minas) e do Instituto Federal Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).