Página Inicial / Notícias Destaque / Ifal recebeu apoio do Instituto Federal Sul de Minas para realizar o maior evento de dirigentes da Rede Federal

Joarle Magalhães

Realizada em Maceió, entre 2 e 5 se setembro, a 37ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) conta, pela terceira vez consecutiva, com a participação do Instituto Federal Sul de Minas (IFSULDEMINAS) em sua realização. Neste ano, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), anfitrião do evento, estabeleceu parceria com o IFSULDEMINAS, por intermédio do Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Assim como aconteceu em 2012, na Reditec de Petrolina (PE), uma equipe do IFSULDEMINAS deu consultoria na preparação do evento, passando informações sobre a organização dos eventos anteriores, e também viajou a Maceió para ajudar na execução. A pedido do reitor Sérgio Pedini, os servidores Honório Morais Neto, chefe de Gabinete da Reitoria, e Joarle Magalhães Soares, coordenador da Assessoria de Comunicação, foram enviados à capital de Alagoas para dar apoio em toda a parte de recepção dos palestrantes, de cerimonial e de cobertura jornalística.

Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso

Essa edição da Reditec é considerada a maior já realizada em 37 anos, pois foi aberta para a participação dos pró-reitores, totalizando 582 participantes. Anteriormente, apenas reitores e diretores-gerais das unidades da Rede Federal eram convidados a integrar os trabalhos. As atividades ocorrem no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Os servidores do IFSULDEMINAS viajaram para Maceió no dia 30 de agosto, atendendo ao chamado da equipe do Conif, que chegou à cidade no mesmo dia. Dessa forma, foi possível estruturar o evento para que a programação fosse realizada com êxito.

Para o reitor do IFAL, professor Sérgio Teixeira Costa, o resultado que a instituição dele está colhendo também é fruto da ajuda dada pelo IFSULDEMINAS.

“Só tenho a agradecer o reitor Sérgio Pedini por ter enviado os servidores Joarle e Honório, que foram de fundamental importância, pela experiência que possuem de outros eventos. Essa Reditec iniciou outro formato de programação científica e a experiência que eles trouxeram de Poços de Caldas (em 2011, a Reditec ocorreu no Sul de Minas) nos ajudou bastante. Desde o início, o professor Sérgio Pedini tem dado apoio na montagem da programação. O evento é um sucesso porque só estamos recebendo elogios. E a contribuição do IFSULDEMINAS foi fundamental”, declarou.

Já Sérgio Pedini acredita que a edição de Maceió faz com que “a Reditec se consolide como o principal evento” das instituições de Educação Profissional e Tecnológica.

Para reitor Sérgio Pedini, edição de Maceió consolida Reditec como maior evento da Rede

“A Rede amadureceu, cresceu. Existem muitas iniciativas e eventos temáticos, mas esse se consolida como principal, porque consegue reunir um conjunto maior de gestores e traz para a pauta debates que interessam aos dirigentes como um todo. O que mais chama atenção nessa 37ª edição é que o fato de termos, entre reitores e diretores-gerais, mais de 95% de participação. É fundamental haver essa representatividade, porque não adianta ficarmos reclamando na base sem vir à Reditec para fazer o grande debate”, enfatiza.

Em relação à parceria entre Ifal e IFSULDEMINAS, Pedini explica que a contribuição do instituto sul-mineiro foi importante para mudar os rumos do evento.

“É importante ressaltar, não são palavras minhas, mas do próprio ministro, que o evento de Poços de Caldas marcou a virada de qualidade da Reditec. Conseguimos dar um novo tom ao conteúdo e na forma de organização. A partir de Poços, tivemos um incremento de qualidade”, explicou.

Além do IFSULDEMINAS, o Ifal recebeu ainda apoio do Instituto Federal do Sertão Pernambucano e do Instituto Federal de Sergipe, que enviou veículos para o transporte dos participantes.

Reditec 2014 será no Rio Grande do Sul 09/09/2013
Projeto Qualidade de Vida no Trabalho é apresentado como experiência exitosa na 37ª Reditec 09/09/2013
Palestra do secretário Marco Antônio Oliveira aborda a participação dos Institutos Federais na Política de Inovação do governo 05/09/2013
Necessidades da rede federal de educação são expostas nos relatos dos grupos de discussão 05/09/2013