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Pronatec, qualificação de servidores e implantação dos polos de inovação norteiam discussão da primeira tarde de debate em grupos

Joarle Magalhães

Uma das novidades da programação da 37ª Reditec, a dinâmica de discussão temática por grupos foi iniciada na tarde de terça-feira, 3 de setembro. Em um primeiro momento, os dirigentes que participam do evento foram divididos em três grupos para abordar assuntos como Pronatec, Bolsa-Formação e Sisutec (grupo 1); Ciência sem Fronteiras, qualificação de servidores e fomento a mestrados profissionais (grupo 2); polos de inovação, fomento à pesquisa aplicada, extensão e difusão tecnológica (grupo 3). O resultado do debate em grupo foi levado para um segundo momento de discussão, no qual todos puderam se reunir no Teatro Gustavo Leite, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.

A ocasião se configurou como uma oportunidade de se pensar em conjunto ações estratégicas e de desenvolvimento da Rede Federal. Reitores, diretores-gerais e pró-reitores das instituições de todo o Brasil puderam debater ideias e obter informações diretamente com representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/Mec). Para constituir um relatório final, envolvendo o trabalho feito pelos três grupos, foi formada uma mesa, no final da tarde, mediada pelo reitor do Instituto Federal Sul de Minas, Sérgio Pedini, onde também estavam o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, Aléssio Trindade de Barros; a coordenadora-geral de Desenvolvimento e Monitoramento de Programas da Setec, Nilva Schroeder; o coordenador do Núcleo Estruturante da Política de Inovação da Setec, Nilton Nélio Cometi; os reitores Denio Rebello Arantes (Instituto Federal do Espírito Santo), Emanuel Alves de Moura (Instituto Federal do Amapá), Carla Jardim (Instituto Federal Farroupilha), Cláudia Schiedeck (Instituto Federal do Rio Grande do Sul) e José Bispo Barbosa (Instituto Federal de Mato Grosso); além da diretora-geral do Câmpus Caxias do Sul (IFRS), Tatiana Weber.

Professor Denio Rebello relata trabalhos do grupo 3

Na discussão do grupo 1, a coordenadora da Setec, Nilva Schroeder, trouxe números sobre o Pronatec, dizendo que mais de 4 milhões de pessoas já foram atendidas pelo conjunto de ações do programa e que a meta para 2013 do programa Bolsa-Formação foi alcançada no mês de agosto. “Já resolvemos o problema dos números. Agora, vamos precisar se debruçar sobre a qualidade do que nós estamos fazendo, tanto do ponto de vista pedagógico quanto do ponto de vista social, de forma a verificar se estamos conseguindo dar a resposta que os grupos prioritários atendidos pelo Bolsa-Formação estão pedindo. Temos grandes desafios pelo frente”, afirmou. Também foi enfatizada pelo professor Emanuel Alves de Moura a necessidade de se trabalhar para que a Rede Federal seja protagonista no processo de aprimorar o Pronatec.

Discutir os desafios centrais da ciência, tecnologia e inovação foi o foco do debate do grupo 2. Conforme o coordenador Nilton Cometti, na Rede Federal a política de inovação é focar em pesquisa aplicada, serviços tecnológicos e polos de inovação. Essas ações estão apoiadas por programas como o Plano Inova Empresa, o Plano Brasil Maior, a Estratégia Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação e também à Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). Além disso, o grupo discutiu a necessidade de se entender como funciona a inovação e a pesquisa aplicada, integradas à demanda do setor produtivo. Em seguida, foi abordada a qualificação de servidores para inovação. Segundo o relato feito pela professora Tatiana Weber, “as estratégias são abrir espaço para que se qualifiquem servidores em mestrados e doutorados que já existem, abrindo vagas na área técnica e de gestão dos meios em Educação Profissional e Tecnológica”. Conversas com a Capes já foram iniciadas.

Professores Sérgio Pedini, Cláudia Schiedeck e Tatiana Weber

Entre as ações já em execução para qualificação está um projeto piloto que enviará servidores para estágio no exterior. “A conversa está sendo feita há quase seis meses com atores internacionais. Em breve, 40 servidores serão enviados ao Canadá em um programa piloto. A ideia é conhecer a Educação Profissional e Tecnológica em outros países, passando um ano na instituição. Outra possibilidade são estágios de até um ano para entender a dinâmica de desenvolvimento tecnológico e inovação”, relatou.

Muito do que foi falado no debate do grupo 3 “é uma discussão de futuro”, afirmou o reitor Denio Arantes. Foram apresentadas ideias que precisam ser aprimoradas para a implantação de 23 polos de inovação. De acordo com Aléssio Barros, a proposta do edital está sendo preparada e deverá ser finalizada ainda neste semestre, abarcando três ou quatro linhas de pesquisa distintas. Ainda segundo o diretor da Setec, a previsão é que o edital seja publicado em fevereiro de 2014. Ele explicou que as ações serão realizadas em conjunto com a Embrapii.

Outro ponto abordado trata da elaboração de programas que incentivem alunos do Ensino Técnico Integrado a se envolverem em ações de pesquisa e inovação. “Nunca podemos esquecer da capacidade desses meninos que temos em nossa Rede Federal. Pode ser que sejam eles que resolvam essa questão de trabalhar a pesquisa e inovação em lugares que não têm empresas. É preciso conseguir reservar nessa política um lugar especial para os nossos alunos”, lembrou.

Os três relatórios produzidos com a discussão da tarde do dia 3 serão finalizados, posteriormente, para compor um documento a ser encaminhado pelo Conif à Setec.

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