Página Inicial / O Evento / História

História

A Reditec tem como objetivo promover debates sobre as políticas, os desafios e os rumos da educação profissional e tecnológica no Brasil.

Desde 1977, a Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) congrega, todos os anos, reitores, diretores e demais dirigentes das 440 unidades que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que envolve os institutos federais de educação, os Centros Federais de Educação, Universidade Tecnológica, Escolas Técnicas vinculadas e o Colégio Pedro II. É um evento nacional cujo objetivo é promover debates sobre as políticas, os desafios e os rumos da educação profissional e tecnológica no Brasil.

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Conif) é a entidade promotora do evento. As duas últimas Reditecs ocorreram no Instituto Federal Sul de Minas, em 2011, localizado na cidade de Poço de Caldas  (link) e, em 2012, no Instituto Federal Sertão Pernambucano (consulte evento), no município de Petrolina-PE.

Este ano, no período de  2 a 5 de setembro, a aprazível cidade de Maceió-Alagoas sediará a 37ª Reditec, que será realizada pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O evento ocorrerá no Centro de Convenções da capital alagoana, a qual se prepara para receber 600 participantes, incluindo reitores, pró-reitores e diretores-gerais da Rede, além de representantes do Ministério da Educação (MEC) e convidados.

Instituição anfitriã - O Instituto Federal de Alagoas possui onze câmpus distribuídos em todas as micorregiões do Estado de Alagoas, as quais aglutinam 13 mil alunos, 1400 servidores e oferta desde cursos técnicos a cursos de pós-graduação. O IFSUL de Minas e  o Instituto Federal Sertão Pernambucano são parceiros na organização da 37ª REDITEC.

Edições anteriores do evento

Ipojuca-PE, Poço de Caldas-MG e Petrolina-PE foram as últimas sedes da REDITEC realizadas, respectivamente em 2010,2011 e 2012.

• REDITEC 2010, realizado pelo Instituto Federal de Pernambuco  em Ipojuca-PE
  • REDITEC - 2011 realizado pelo Instituto Federal Sul de Minas em Poço de Caldas-MG
  • REDITEC - 2012 realizado pelo Instituto Federal Sertão Pernambucano em Petrolina-PE

Relatos