Anny Rochelly
Alunos e servidores de vários câmpus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além da comunidade externa, participaram da solenidade de abertura da 3ª edição da Mostra de Extensão da instituição federal de ensino. O evento aconteceu na orla de Penedo, na noite da última quarta-feira (19).
A abertura teve início com o pronunciamento da coordenadora de Eventos da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Lindinalva Santos, que parabenizou os alunos e servidores envolvidos com a extensão no Ifal pelas ações, projetos e programas desenvolvidos no instituto. Logo após, o professor do câmpus Marechal Adelmo Bastos, na ocasião representando o pró-reitor de Extensão do Ifal, Altemir Secco, relatou os avanços da extensão nos últimos anos. Segundo ele, a Proex já registra 282 projetos, 17 cursos e 4 programas de extensão no Ifal. “Além disso, são 198 professores envolvidos com extensão, 27 técnicos administrativos e 681 bolsistas, um marco na história do instituto”, completou.
O diretor-geral do câmpus Penedo, Carlson Lamenha, deu as boas-vindas ao público presente e destacou o caráter interdisciplinar do evento. Para finalizar e declarar oficialmente aberta a Mostra, o reitor Sérgio Teixeira enumerou 47 mil alagoanos atendidos pela extensão do Ifal. “Destacamos ainda a interação com a comunidade a partir da realização desse evento fora dos muros do câmpus e isto significa que o Ifal vem dialogando com as pessoas”, acrescentou.
O grupo de música Artifal, da unidade de Penedo, foi a próxima atração da abertura com a apresentação das músicas Azul da cor do mar, de Tim Maia, Corcovado, de Tom Jobim, e Desgarrados do sol, de Daivid Mitchel. O coral, liderado pelo professor de Música Sueudo Fernandes, ensaia desde agosto deste ano e já conta com quase 50 membros, entre comunidade externa e alunos do câmpus Penedo. “Nossos encontros são semanais e trabalhamos a musicalização e a técnica vocal entre os participantes”, detalhou o docente.
David Mitchel, que estuda Canto Erudito no Conservatório Pernambucano de Música, foi outra atração da noite. Cantor profissional há seis anos, uma das músicas apresentadas pelo grupo Artifal é de sua autoria. Para finalizar a noite de música, o cantor Rodrigo Avelino, ex-aluno do antigo Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (Cefet-AL), apresentou um show de Música Popular Brasileira (MPB) com músicas autorais e de outros artistas.
A Mostra de Extensão tem início nesta quinta-feira (20) e término na sexta (21). No total, serão apresentados 122 trabalhos orais, 90 banners e 9 minicursos de diversos câmpus do Ifal, todos nas áreas de Comunicação, Direitos Humanos e Justiça, Meio Ambiente, Educação, Tecnologia e Produção, Saúde e Trabalho.
Concurso Garota e Garoto Ifal Penedo
Após desfiles em diversos trajes apreciados por pessoas da comunidade, os vencedores do concurso foram Tatiane Inês e Ícaro Vinícius. Todos os candidatos foram analisados por uma comissão, que atribuiu notas a cada um deles e chegou à classificação final.
Nesta quinta, o evento tem continuidade com o Show de Calouros e apresentação dos vencedores do 1º Festival de Música Autoral, além de mais um show da banda Reoferta, também do Ifal Penedo. Já na sexta (21), último dia do evento, a programação abrange encerramento, entrega de medalhas e troféus aos vencedores.