Ações da Reitoria Itinerante mobilizam mais dois câmpus do Ifal

última modificação 15/10/2013 15h21

Momentos de escuta e entendimento marcaram os dois últimos dias de atividades da Reitoria Itinerante, prática que promove a integração de gestores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) com a comunidade interna de cada câmpus, para tratar das demandas locais. Na última terça-feira (1º), o evento aconteceu na unidade do instituto em Murici e, no dia seguinte, na sede do Ifal de Palmeira dos Índios.

No câmpus Murici, os servidores foram os primeiros a serem atendidos pela equipe da Reitoria Itinerante. A ocasião marcou a despedida do professor Erisvaldo Ramalho da função de diretor-geral do câmpus, que foi assumida pela professora Jocília Rodrigues.

O ex-diretor recebeu os agradecimentos do reitor do Ifal, Sérgio Teixeira, pelo empenho com que conduziu o câmpus durante sua gestão. Já a nova diretora-geral do câmpus Murici, falou de suas expectativas. “Estou aberta ao diálogo. Espero contar com o apoio e o compromisso de todos. Minha proposta é de um trabalho coletivo, para superarmos os obstáculos existentes e alcançarmos as metas que estabeleceremos a partir de agora”, disse.

De forma pioneira, os docentes e técnicos administrativos presentes escolheram a nova equipe gestora de ensino do câmpus Murici, por meio de indicações e votação aberta. Com a maioria dos votos, foram eleitos os servidores Rodrigo Oliveira (chefia do Departamento Acadêmico), Ilka Cedrim (coordenação de Ensino), Elielson Oliveira (coordenação de Apoio ao Ensino), Ana Paula Aquino (coordenação de Pesquisa), Danielle Tavares (coordenação de Extensão), Jacqueline Mendonça (coordenadoria do curso de Agroindústria) e Valtair Veríssimo (coordenadoria do curso de Agroecologia). “É satisfatório ver o câmpus Murici se redirecionando, de modo democrático e participativo. É esse o Ifal que queremos”, avaliou Sérgio Teixeira.

Em seguida, a comitiva da Reitoria Itinerante se reuniu com representantes de turmas e membros do grêmio estudantil Holanda Júnior. Os estudantes apresentaram uma pauta com 14 reivindicações e fizeram questionamentos sobre editais de monitoria, convênios para estágios e pagamentos de bolsas.

A quarta-feira (2) foi de mais reuniões. Dessa vez, no câmpus Palmeira dos Índios. E iniciadas ao som das apresentações musicais do professor José de Assis.

No primeiro momento, o grupo de gestores da Reitoria Itinerante ouviu o alunado, que lotou o auditório do câmpus. O diretor-geral, Carlos Guedes, falou do envolvimento de sua equipe de servidores com as atividades do câmpus e apresentou os avanços da unidade de ensino. “É inegável a referência que o instituto é hoje aqui na região”, comemorou. Logo após, os estudantes expuseram suas dúvidas e sugestões a respeito dos programas de assistência estudantil e dos editais de pesquisa e extensão do Ifal.

Reitor e pró-reitores do Ifal se reuniram também com dirigentes do câmpus Palmeira dos Índios, no gabinete da direção, para discutir a organização e realização dos jogos internos do instituto.

Durante a tarde, ocorreu o encontro com os professores e técnicos administrativos do câmpus. “É uma oportunidade boa e necessária para discutir as ações do Ifal, questionar o reitor e as pró-reitorias, expor angústias”, destacou Carlos Guedes, ao estimular a participação dos servidores, que pediram esclarecimentos sobre as exigências do convênio Ifal-Petrobrás, o exercício de funções gratificadas e a criação das funções de coordenação de curso.

Na oportunidade, foram entregues seis lousas digitais interativas, além de tablets educacionais para os docentes do câmpus, ambos instrumentos fornecidos pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), do Ministério da Educação, com o intuito de melhorar as condições de ensino na rede pública. O diretor do Departamento de Tecnologia da Informação do Ifal, Fernando Carneiro, explicou os procedimentos básicos para utilização dos aparelhos.

O reitor Sérgio Teixeira analisou de forma positiva a atuação da Reitoria Itinerante e se comprometeu a retornar aos câmpus Murici e Palmeira dos Índios para dar continuidade aos debates e avaliar o que foi feito em relação às reivindicações postas por alunos e servidores. “É sempre um prazer dialogar com os colegas, em torno de um objetivo comum: a melhoria do instituto”, concluiu.