Aluna do Ifal é selecionada para estudar no Peru

Outros quatro estudantes do instituto já estão em Portugal, eleitos pelo mesmo programa.
última modificação 19/02/2015 08h06

Mais uma estudante do Instituto Federal de Alagoas - Ifal terá a oportunidade de estudar fora do país, aperfeiçoar os conhecimentos em sua área de atuação, ter contato com uma nova língua, conhecer outra cultura.

Nessa terça-feira, 3, Edilene Honorato da Silva, recebeu a tão esperada carta de aceite da Universidade San Ignacio de Loyola (USIL), localizada em Lima, no Peru. Aluna da graduação em Gestão Ambiental no câmpus Marechal Deodoro, ela foi uma das selecionadas na última edição do programa de intercâmbio Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades, do qual o Ifal é instituição conveniada.

"Há muito tempo aguardava esse resultado. Agora me sinto realizada", declarou a jovem. Entusiasmada com a possibilidade de trocar experiências e representar o Ifal no exterior, Edilene tem em mente tudo que pretende fazer para aproveitar ao máximo os seis meses de estudos na instituição estrangeira. "Estamos enfrentando problemas climáticos em todo o mundo. Quero mostrar o que aprendi com as questões ambientais da nossa região e trazer ideais de lá possíveis de serem implantadas aqui", esclareceu.

Para participar do programa, os critérios de seleção utilizados foram o desempenho acadêmico dos candidatos e a elaboração de um plano de estudos. Os classificados nessa etapa ainda tiveram que buscar a aceitação de uma das universidades parceiras do convênio. Edilene Honorato se inscreveu no curso de Gestão Ambiental Empresarial da USIL e, durante o intercâmbio, estudará temas como marketing ambiental e os desafios ambientais da Amazônia Peruana.

Com o embarque agendado para o dia 3 de março, a estudante possui grandes expectativas em relação ao seu crescimento pessoal e profissional após a experiência. E dá um conselho aos colegas do Ifal. "Tentem. Mesmo que digam que você não consegue, acredite. Você só não tem nenhuma possibilidade de passar, se não arriscar. Não desista antes mesmo de tentar!".

Questionada sobre como surgiu a motivação para disputar uma das vagas ofertadas pelo programa de intercâmbio, Edilene revelou que participou de um palestra da coordenadora de Relações Internacionais do Ifal, Magda Zanotto, sobre mobilidade estudantil e isso despertou seu interesse. "Ali pensei: um dia eu vou, um dia eu faço, um dia eu consigo", relembra. A estudante tomou conhecimento do processo seletivo por meio de notícia publicada no portal do Ifal.

Magda Zanotto comemora a conquista e dá orientações à estudante.

Desde então, segundo a discente, ela tem recebido apoio da Reitoria do instituto, do departamento acadêmico e da direção-geral do câmpus Marechal Deodoro. "Não posso deixar de agradecer à professora Marília Góis por toda a disponibilidade em me ajudar e a todos que acreditaram em mim", concluiu Edilene.

Parceria Ifal e Bolsas Ibero-Americanas Santander

Assim como a aluna do câmpus Marechal Deodoro, outros quatro estudantes do instituto foram contemplados no edital interno lançado em abril de 2014, quando o Ifal tornou-se partícipe do Programa de Mobilidade Ibero-Americana do Santander Universidades.

Com os maiores coeficientes de rendimento escolar e aceitos por universidades conveniadas do programa, Márcia Maria, Joseane da Silva  e Jones Dias, do câmpus Maceió; além de Matheus Sousa, do câmpus Marechal Deodoro, embarcaram em setembro de 2014 para estudar na cidade do Porto, em Portugal.

O Santander Universidades concede bolsas de estudos no valor de 3 mil euros para cobrir as despesas de um semestre de estudos. Já o Ifal custeia as passagens aéreas, o seguro viagem e, em alguns casos, o auxílio-moradia.

Jones Dias, do curso de Letras do câmpus Maceió, é um dos alunos do Ifal em intercâmbio na Universidade do Porto.