Alunas do Ifal - Palmeira dos Índios mais uma vez são destaques no Caldeirão do Hulk

última modificação 23/12/2013 12h09

Pelo segundo final de semana consecutivo, o Instituto Federal de Alagoas, representado pelo Câmpus Palmeira dos Índios, ganhou projeção nacional com o desempenho das alunas no quadro Jovens Inventores do programa Caldeirão do Hulk, da Rede Globo de Televisão. Dois projetos receberam, consequentemente, a premiação máxima dos julgadores e elogios do apresentador Luciano Hulk ao destacar o Ifal. “Parabéns ao Instituto Federal de Alagoas. Parabéns Alagoas que conseguiu emplacar dois projetos na primeira edição quadro Jovens Inventores”, ressaltou Hulk ao concluir o programa no sábado passado (21).

Depois de Samantha Mendonça e Tayse Tenório encantarem o Brasil e serem premiadas com R$ 30 mil com o projeto sobre a fabricação de tijolo à base do bagaço da cana-de-açúcar, no último sábado foi a vez das alunas Luciana de Almeida e Luana de Oliveira serem beneficiadas com o mesmo valor depois de apresentarem o projeto “Alimentos Orgânicos e de Baixo Custo: a Utilização do Mussambê como Planta Atrativa no Controle Biológico da Praga-da-couve”.

Pelo projeto, as alunas encontraram uma solução para a praga da couve ao usarem uma planta típica da caatinga, o mussambê, que funciona como controle biológico. Sem o uso de agrotóxicos, elas dão ao agricultor uma opção eficaz e sustentável.

O trabalho foi julgado por Ana Penido, diretor do Inspirare, Carlos Eduardo Grelle, biólogo, pesquisador e professor do Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a atriz Mariana Ximenes. Todos eles concederam a nota 10 às estudantes do Câmpus Palmeira dos Índios. O projeto foi desenvolvido junto com agricultores do município alagoano de Quebrangulo, próximo a Palmeira dos Índios. Eles testemunharam a pesquisa ao evidenciar melhoria na qualidade da lavoura depois da plantação do mussambê junto com a couve. “Hoje nós cultivamos uma couve orgânica sem agrotóxicos e sem a presença da lagarta”, disse a agricultora Ângela.

Conheça ao projeto

A preocupação com a saúde passa pela origem dos alimentos e isso vem despertando a atenção da população em geral, sobretudo quando se trata de produtos de origem vegetal que, geralmente, são marcados pelo uso abusivo de agrotóxicos. “No cultivo da couve, que é o objeto de estudo do trabalho das alunas, são utilizados inseticidas sintéticos que podem trazer riscos à saúde”, diz a orientadora do projeto, professora Sheyla Coelho, orientadora da pesquisa.

Sheyla Coelho, orientadora do projeto

A lagarta Ascia monuste orseis, (conhecida popularmente como branquinha, curuquerê-da-couve ou praga-da-couve) é a principal praga dessa hortaliça. Ela se transforma em uma borboleta muito comum em todo o Brasil, podendo ser observada até mesmo nas ruas das grandes cidades.

Na literatura consultada para realização da pesquisa, segundo a professora, foi encontrado registro da associação entre praga-da-couve e plantas da espécie Cleome spinosa, nome científico da mussambê, muito abundante na região de caatinga em todo o Brasil.

Sheyla Coelho explica que, durante pesquisas de campo, foi identificado que a lagarta Ascia monuste também se alimentava do mussambê. “Levamos as lagartas para o laboratório e constatamos através de experimentos que elas preferem se alimentar de mussambê no lugar da couve. Então plantamos uma horta de couve no Câmpus Palmeira dos Índios e, ao redor, cultivamos o mussambê. Foi quando verificamos que o adulto da lagarta (a borboleta) também prefere colocar seus ovos na Cleome spinosa”, aponta.

Os resultados mostraram a viabilidade do uso do mussambê como planta atrativa tanto para adultos como para lagartas da praga-da-couve, auxiliando na produção de uma agricultura orgânica. “O mussambê é uma planta comumente encontrada em Palmeira dos Índios. O modo de cultivo estudado foi proposto aos agricultores da região para que eles possam produzir alimentos livres de agrotóxicos sem sofrerem perda na produção”, conclui a professora.

Assista à premiação de  Luciana e Luana