Alunos do Ifal relatam a experiência de estudar fora do país

última modificação 10/04/2014 15h51
Alunos do Ifal relatam a experiência de estudar fora do país

(Crédito: 3d brained / Shutterstock.com)

Selecionados pelo programa Ciência sem Fronteiras, alunos do Instituto Federal de Alagoas – Ifal estão em terras estrangeiras com a missão de cursar disciplinas relacionadas às suas áreas de atuação e se aperfeiçoar no idioma local. Eles frequentam as aulas em renomadas universidades e instituições de pesquisa espalhadas pelos Estados Unidos, Irlanda e Inglaterra. Por e-mail, seis deles relataram ao Departamento de Comunicação e Eventos do Ifal as principais vantagens e dificuldades de estudar no exterior.

Há sete meses na Inglaterra, Jéssica Medeiros divide um apartamento na Montfort University com outros quatro brasileiros. Para ela, tem sido um desafio se adaptar aos costumes e singularidades do país. No entanto, a jovem considera boa a acolhida oferecida pela instituição, professores e colegas de curso. “São muito atenciosos”, complementa.

Sobre a rotina de estudos, Jéssica diz que a metodologia de ensino utilizada no Reino Unido estimula a pesquisa por conta própria. “Passei a ser mais independente. Aumentaram minhas perspectivas de mundo e carreira. Toda essa experiência vai me ajudar a melhorar meu desempenho acadêmico e me tornar mais competitiva profissionalmente. Estudar fora é um aprendizado constante que envolve aprender sobre você mesmo. Tanta diversidade cultural te faz repensar seus próprios valores”, avaliou a estudante.

Desde julho de 2013 nos Estados Unidos, Walker Cordeiro e Rosana Loiola também expuseram suas impressões sobre a vivência fora do país. Walker está em Phoenix, no Arizona e estuda no Gateway Community College. Rosana está na cidade de Manassas Park, em Virgínia, e estuda no Northern Virginia Community College. Ambos confirmam que conhecer outras culturas expande a visão de mundo e viver em um ambiente fora da zona de conforto pessoal, ensina a superar limitações. “É uma lição de vida. Aprendi a respeitar pensamentos bem diferentes dos meus. E percebi que posso ir muito além. Quando se tem determinação, a recompensa vem”, definiu Walker.

O rapaz associa a conquista dessa oportunidade ao incentivo dado pelo Ifal. “Não foi só mérito pessoal, a instituição me deu total apoio, pagou meu teste de inglês, me levou a Recife para fazê-lo. Sem contar a ajuda dos professores. Eles me ensinaram muito mais que química, matemática, física. Assim se tornou bem mais fácil vir parar nos EUA', afirmou. Ele revelou a pretensão de repassar os aprendizados adquiridos com o intercâmbio internacional para outros alunos do instituto e falou das perspectivas após o fim do curso. “Serei professor do Ifal, acreditem. Meu nome provavelmente será publicado em alguma reportagem intitulada 'Aluno do Ifal que fez mestrado nos EUA se torna professor da instituição'”, previu.

Também nos EUA, a aluna do câmpus Maceió, Stephanie Weigel, vem se destacando pelos resultados obtidos nas disciplinas cursadas. “A universidade me convidou para elaborar um projeto na área que eu escolher e desenvolver com o orientador. Se meu desempenho for bom, receberei um certificado concedido a alunos de excelência”, explicou. E, motivada, expôs o desejo de “trabalhar muito este semestre para colocar meu nome e o do Ifal no topo”.

Com outras histórias para contar, Rosana Loiola mencionou a qualidade do ensino e as boas instalações do centro de estudos que frequenta em solo norte-americano como diferenciais na vida acadêmica. Como ela, Kleyfton Soares, aluno do Institute of Technology Sligo, na Irlanda, é só elogios aos recursos didáticos, à equipe de profissionais e à infraestrutura da unidade escolar onde estuda há 7 meses.

Kleyfton Soares em visita ao castelo de Dublin, na Irlanda.

De acordo com ele, a adequação à língua estrangeira é mais uma grande empreitada de quem resolve morar no exterior. “Dependemos do novo idioma para expressarmos nossas ideias, conhecer pessoas, envolver-nos com a nova cultura”, acrescenta. Nesse quesito, o jovem tem observado avanços rápidos e significativos, graças à imersão no país. Além do inglês, Kleyton constata também a evolução de habilidades pessoais. “Como parte das atividades, estamos sempre realizando entrevistas, apresentando trabalhos, participando de sociedades acadêmicas e avaliações. São inúmeras as situações em que devemos tomar decisões inteligentes. Tudo isso se direciona não só para fins acadêmicos, mas tem nos preparado para a vida”, conclui.

A menos dois meses do fim de seu intercâmbio na Waterford Institute of Technology, na Irlanda, o aluno Wesley Pimentel citou o aumento da autoestima como um importante benefício advindo dessa experiência. "A faculdade é muito bem conceituada, mas posso dizer que temos professores no Ifal tão bons quanto os daqui. Sou muito grato por essa oportunidade de ver o mundo, conhecer gente de outras nacionalidades e perceber que somos todos iguais, nem melhor nem pior", disse o estudante.