Alunos e servidores do Ifal avaliam participação em congresso de pesquisa e inovação

última modificação 02/12/2013 14h04

Alunos e servidores do Instituto Federal de Alagoas – Ifal que, desde a noite da última quarta-feira (27), estavam participando do 8º Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, analisaram de forma positiva a própria atuação no evento. Nos últimos dois dias, eles apresentaram trabalhos e participaram de uma extensa programação, com palestras, minicursos e exposições. As atividades encerraram na noite desta sexta-feira (29), depois da cerimônia de premiação dos melhores trabalhos.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Alagoas – Ifal, Carlos Henrique Almeida, após atuar como mediador na mesa redonda “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação”, também participou, na tarde de sexta-feira, de uma reunião com outros dirigentes de institutos federais para avaliar o Connepi 2013. “Nesta edição, os números foram grandiosos e a maneira como isso repercutiu na organização do evento precisa ser  examinada cuidadosamente”, declarou.

Segundo ele, um relatório será elaborado apontando as falhas e sugerindo metodologias a serem adotadas nas próximas edições do congresso. O documento será entregue às instituições envolvidas na realização do Connepi.

De acordo com o estudante Anderson Batista, do Ifal Arapiraca, a experiência de participação no Connepi foi significativa para sua formação profissional. “Nunca estive em um evento deste porte. Apresentei uma pesquisa sobre automedicação e houve muita interação, recebi contribuições que poderão enriquecer o meu trabalho. Além de tomar conhecimento do que outros câmpus estão desenvolvendo para me inspirar na elaboração de novas ideias”, esclareceu.

A pedagoga do Ifal Murici, Mônica Costa Santos, também julgou importante os momentos de aprendizado proporcionados pelo congresso. Na sessão de pôsteres, a servidora expôs os estudos preliminares sobre a implantação e desenvolvimento do Programa Mulheres Mil na Zona da Mata Alagoana.  “Participei de debates com temas relacionados à inovação e empreendedorismo.  Estou voltando ao câmpus com muitas reflexões  e uma série de propostas, pois conheci outras experiências e algumas delas sei que poderemos aproveitar na nossa realidade”, disse.

Outro ponto levantado por alunos e servidores na avaliação do congresso foi o apoio da Reitoria do Ifal para a ida ao evento. “A quantidade expressiva de representantes do instituto evidencia isso. O apoio da Reitoria foi crucial, mas não posso deixar de agradecer aos diretores, que não puseram obstáculos à liberação dos servidores, e aos professores que se dispuseram a acompanhar o alunado inscrito”, ressaltou o pró-reitor Carlos Henrique. Já Anderson Batista complementou que “o Ifal favoreceu em tudo a vinda para o Connepi, desde o incentivo para a produção do artigo até o suporte financeiro, disponibilizando transporte e ajuda de custo para nós, alunos".

Andresso da Silva, aluno do Ifal Arapiraca, apresentando a pesquisa que desenvolveu baseada em sua vivência como aluno bolsista do Curso de Extensão Mais Ciência.

Estudante Iêda de Fátima explicando seu trabalho focado na modalidade de ensino no campo.