Câmpus Rio Largo recebe os primeiros alunos dos cursos técnicos durante aula inaugural

última modificação 27/10/2014 09h34

Gerônimo Vicente

Outrora considerado um dos municípios mais próspero de Alagoas por ter sido referência na indústria têxtil no Nordeste, Rio Largo, a 20 quilômetros de Maceió, busca resgatar essa tradição fabril, com a inserção de vários empreendimentos e instituições públicas em seu entorno. Além do moderno aeroporto Zumbi dos Palmares, projeta-se uma estação de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que ligará  a capital à cidade vizinha. O Instituto Federal de Alagoas (Ifal)  com sua excelência na educação profissional chega para também contribuir com a retomada do desenvolvimento da região. Os primeiros alunos dos cursos técnicos do Câmpus Rio Largo participaram, na manhã de sexta-feira (24), da aula inaugural em solenidade realizada no auditório da Infraero, localizado no aeroporto.

A unidade de ensino está funcionando, de forma provisória, em uma escola cedida pela Prefeitura de Rio Largo, chamada Espaço Reviver, e está situada na área pertencente à Aeronáutica. Na unidade, já há uma turma formada por alunos do Pronatec.  A previsão é que até o segundo semestre de 2016 o prédio próprio do Câmpus Rio Largo esteja pronto com uma infraestrutura moderna para atender alunos  da cidade e  dos municípios circunvizinhos.

A mesa de abertura foi formada pelo reitor Sérgio Teixeira, o superintendente da Infraero em Alagoas, Adilson Pereira Silva, a secretária de Educação de Rio Largo, Josefa da Conceição, o diretor-geral do câmpus, Alexandre Pontes, o vereador Roberto Menezes, o deputado federal Paulo Fernandes, o Paulão (PT), o deputado federal eleito, Ronaldo Lessa (PDT) e o pró-reitor de Extensão Altemir Secco. Os pró-reitores do Ifal  Luiz Henrique Lemos  (Ensino) e Jonas Melo (Desenvolvimento Institucional) acompanharam  a solenidade.

Coube ao renomado Coretfal (Coral do Instituto Federal de Alagoas), sob a regência da maestrina Fátima Menezes, abrir o evento com seus 40 participantes a MPB. O desempenho dos coralistas foi aplaudido por todos os presentes.

O vereador Roberto Menezes fez um histórico das articulações feitas para que o município de e Rio Largo fosse beneficiado com um câmpus do Ifal.  Citou a junção política com segmentos da sociedade para que fosse estabelecida a unidade de ensino na região. A secretária Josefa da Conceição disse que algumas parcerias entre o câmpus e o município já estão sendo realizadas e  fez um retrospecto da educação no  município. O ex-governador e deputado federal eleito, Ronaldo Lessa, exemplificou com uma das grandes obras de seu governo a implantação do aeroporto Zumbi do Palmares e ressaltou a importância do Instituto Federal de Alagoas e do ensino técnico para o desenvolvimento do país.

O diretor-geral do Câmpus Rio Largo, Alexandre Pontes, lembrou os conselhos dos pais quando à importância da educação para o sucesso profissional. Filho do conhecido professor de Matemática, Edmilson Pontes, o titular da unidade de ensino, exemplificou as qualidades do Ifal à medida que oferta da educação básica à pós-graduação.

O deputado federal Paulão lembrou sua condição de ex-aluno da Escola Técnica Federal e Alagoas e apontou o deputado Ronaldo Lessa também como ex-estudante.  Destacou o empenho da Infraero para cessão do terreno onde funcionará o prédio próprio do Ifal. O parlamentar também  fez um histórico do crescimento do instituto desde as primeiras unidades da interiorização como Palmeira dos Índios e Marechal Deodoro.

Mais expansão

O reitor Sérgio Teixeira lembrou a contribuição do professor Edmilson Pontes para a educação alagoana e explicou aos alunos o processo de verticalização do instituto. “Aqui você lidam uma rede de educação profissional que é a única no mundo, onde vocês terão à disposição da educação até a pós-graduação”, declarou. Teixeira disse ainda que somente em 2013, 47 mil alagoanos foram beneficiados com os diversos cursos ofertados pela instituição e salientou o investimento do instituto em assistência estudantil .

Sobre a expansão, o reitor declarou que a meta do Ifal é estar presente em todas as microrregiões do Estado de Alagoas e, para isso, pretende se estender ainda, provavelmente, no alto sertão beneficiando os municípios de Mata Grande e Canapi e ainda na área da zona da mata que limita com o estado de Pernambuco, levando o mesmo benefício a Novo Lino e Colônia Leopoldina, fechando o ciclo com 19 câmpus.

O pró-reitor de Ensino, Luiz Henrique Lemos fez uma apresentação do Instituto Federal de Alagoas quanto ao histórico da instituição, modalidades de ensino, pesquisa e extensão.