Convênio com a Infraero garante unidade provisória do Ifal em Rio Largo

última modificação 27/01/2014 13h05

Gerônimo Vicente

O município de Rio Largo, que faz limite com Maceió, terá, a partir de fevereiro deste ano, uma unidade provisória do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O Espaço Reviver, localizado na área do aeroporto Zumbi dos Palmares e pertencente à Infraero, vai ser sede da instituição federal de ensino até que as obras de construção do Câmpus Rio Largo estejam prontas. A solenidade de assinatura de autorização para uso da unidade de ensino ocorreu na manhã desta sexta-feira (24) no auditório da Escola Municipal Judith Paiva, localizada naquele município. O reitor em exercício, Luiz Henrique Lemos, participou do ato de cessão do prédio escolar com o superintendente da Infraero, Adilson Ferreira, e o prefeito Antônio Lins Filho. O evento contou ainda com a presença do senador Fernando Collor (PTB), do deputado federal Paulo Fernandes dos Santos, o Paulão (PT), dos deputados estaduais Jefferson Morais (DEM) e Inácio Loiola Brandão, do ex-governador Ronaldo Lessa, da secretária municipal de Educação Ana Paula Narciso e do vereador Roberto Menezes.

O reitor em exercício Luiz Henrique destacou o empenho de toda a comunidade de Rio Largo na conquista de um câmpus do Ifal do mesmo modo como ocorreu com onze unidades que hoje compõem a instituição. “Graças ao empenho da bancada federal, da aeronáutica e, especialmente, da comunidade, estamos chegando com muita satisfação em Rio Largo”, destacou Luiz Henrique, acrescentando que a região está crescendo bastante e precisava desenvolver também a educação profissional.

O vereador Roberto Menezes explicou todo o processo que culminou com a solenidade desta sexta-feira. “Tivemos que nos unir, independentemente de forças políticas, para evitar que o município perdesse a unidade do Ifal. Contamos com o apoio do superintendente da Infraero Adilson Ferreira que ofereceu todo o apoio para cessão do espaço”, disse.

A secretária municipal de Educação, Ana Paula Narciso, ressaltou que teve momentos de muita aflição, depois que houve a possibilidade de o município não ser contemplado por não apresentar o terreno. “Na época, explicamos à equipe do Ifal que, diante dos estragos causados pela enchente, não era possível ceder prédios naquela ocasião. Mas, graças o apoio da Infraero e a compreensão da equipe do Ifal conseguimos ceder o espaço e acreditamos que em fevereiro a unidade estará em funcionamento”, declarou a secretária.

O senador Fernando Collor disse que a chegada do Ifal a Rio Largo é resultado de um esforço conjunto de toda a população. “Hoje toda a comunidade rio-larguense está entusiasmada pelo progresso que se avizinha e esperamos que no futuro bem próximo a área seja, oficialmente, doada para a construção desse câmpus”.

O deputado Paulão lembrou a época como estudante da escola Técnica Federal de Alagoas e da primeira unidade de Palmeira dos Índios no início dos anos de 1990. O parlamentar disse que houve várias dificuldades para que o município tivesse o câmpus, mas com a união da população e o esforço político conseguiu superar todas elas. “A chegada do Ifal vai modificar o processo econômico e social da região, como tem ocorrido nos demais municípios”, ressaltou o deputado.

O prefeito Antonio Lins declarou, em seu discurso, que a educação sempre foi prioridade em sua gestão e citou uma escola municipal como exemplo. “É uma escola moderna, climatizada, com mobilidade urbana e que orgulha a todos os cidadãos desta cidade". Sobre a instalação do Ifal, o prefeito citou que “o convênio vai resultar na melhoria da mão de obra qualificada na região e isso sempre foi o meu compromisso com a população”, disse o prefeito.

Gerônimo Vicente