Coopvila apresenta Histórias Recicladas no Ifal Maceió

O espetáculo teatral é estrelado por catadoras que encenam suas histórias de vida, rememorando fatos marcantes e a luta por trabalho e moradia dignos.
última modificação 17/12/2014 14h47

Nesta quarta-feira (17), o grupo teatral Guerreiras da Esperança, vinculado à Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila), realizará uma apresentação especial do espetáculo teatral Histórias Recicladas, às 14h, no Ginásio de Esportes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), câmpus Maceió. A atividade foi articulada pela coordenação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que busca ampliar a discussão sobre a implantação da coleta seletiva na instituição de ensino.

A Coopvila é ainda parceira do programa Mulheres Mil do Ifal, que oferta cursos de recicladora, pintora de obras e artesã de bordado a mão para as catadoras de materiais recicláveis e moradoras das comunidades Vila Emater I e II, no bairro de Jacarecica.

As estrelas da montagem teatral Histórias Recicladas são treze mulheres, com idade variando entre 17 e 55 anos, integrantes da Coopvila e filhas de catadoras, e ainda uma educadora social que trabalha na comunidade carente da Vila Emater II. O cenário remete à intimidade de uma sala de estar, de forma simples e envolvente, rememorando e representando a trajetória de suas vidas, do interior ao lixão de Maceió até a criação da cooperativa. 

O tema central é a reciclagem e renascimento, onde são retratadas as histórias de vida de catadoras que trabalhavam no antigo lixão de Maceió. Tem como objetivo sensibilizar o público para a questão da reciclagem e suas implicações, despertando a reflexão sobre os desafios da construção de uma sociedade justa e sustentável, a partir do questionamento central: “Qual é o lixo de sua vida?”, propondo que tudo e todos temos pelo menos uma segunda chance de vida.

A peça já foi apresentada 27 vezes, inclusive, em outros estados: Encontro Nacional Lixo e Cidadania em Belo Horizonte(MG) para catadores de várias partes do país; na 5ª edição da Expo Catadores em São Paulo (SP), que contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff e outras autoridades; e no 2º Seminário Nordestino de Educação Popular e Economia Solidária realizado em Recife(PE). Tem como público alvo: catadores, estudantes, professores, ativistas ambientais, lideranças de movimentos sociais e gestores públicos. 

PROCESSO DE TRABALHO

Em 2012, Carlos Lagoeiro, diretor da companhia Teatro Munganga, com sede em Amsterdam, Holanda, foi convidado pelo Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (CEASB) para um trabalho com as catadoras da Coopvila, preparando-as para atuarem também como agentes culturais, expressando suas histórias e desejos de futuro por meio da arte. 

Durante dois meses, as catadoras vivenciaram um processo de formação em teatro, participando de Oficinas de Voz, Expressão Corporal, Atitude Cênica, Análise de texto (e contexto) e Interpretação. Também participaram da criação do texto do espetáculo, que reuniu cordel e relatos a partir dos temas trabalhados. O trabalho contou com o apoio do Fundo Nacional do Meio Ambiente. 

Em 2013, o trabalho foi retomado e fortalecido, integrando as ações do Projeto Coopvila: Reciclar e Educar, com o patrocínio da Petrobras. 

COOPVILA

A Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) é um empreendimento de economia solidária situada na cidade de Maceió (AL). Fundada em dezembro de 2008, é formada por 36 cooperados, sendo a maioria mulheres, que antes trabalhavam nas ruas ou no antigo lixão de Maceió (desativado em abril de 2010).

Dentre as atividades desenvolvidas destacam-se: incentivo ao cooperativismo junto aos catadores e catadoras; implantação da coleta seletiva em condomínios, residências, instituições de ensino, estabelecimentos comerciais e órgãos públicos; mobilização social por meio de ações culturais e educativas; além da atuação em fóruns e conselhos, com o objetivo de construir políticas públicas que promovam a inclusão social e econômica dos catadores de materiais recicláveis.

A COOPVILA faz parte do Movimento Nacional dos Catadores e do Fórum Brasileiro de Economia Solidária. Ao longo da sua trajetória, conquistou parceiros importantes, dentre eles, a Petrobras, a Fundação Banco do Brasil, Funasa, Tribunal Regional do Trabalho (TRT-AL) e SEBRAE. Atualmente, realiza o projeto “Coopvila – Reciclar e Educar”, patrocinado pela Petrobras, que tem contribuído para o fortalecimento da gestão coletiva; a organização do trabalho, expansão da coleta seletiva e a ampliação da comercialização da Coopvila, o intercâmbio de experiências e articulação com organizações e redes de cooperativas de catadores.

FICHA TÉCNICA

Direção Geral: Carlos Lagoeiro - Teatro Munganga

Assistente de Direção: Claudia Maoli

Elenco: Eliene da Silva, Antônia Paulo dos Santos, Ivanilda da Conceição Gomes, Maria Carmira da Silva, Irenilda Maria da Conceição, Fabiana Amaral da Conceição, Maria Célia Silva dos Santos (China), Márcia Maria Silva dos Santos, Jadna Santos da Silva, Fernanda da Silva Monteiro, Jedna Santos da Silva e Ana Karolaine Silva dos Santos.

Direção de arte: Marcelo Santiago

Coreografia: Edu Passos

Vídeo arte: Gustavo Gelmini

Imagens do vídeo “O Lixão Sai, a Gente Fica” direção de Marcelo Pedroso, CEASB (2010).

Assistente cenografia: Beto Normande

Assistente figurino: Wiane Moreira

Cordel : “Do Êxodo Rural, Às Favelas da Capital”: Helcias Roberto Paulino Pereira

Assessoria: CEASB - Coordenação Geral: Eduardo Normande; Coordenação Pedagógica: Ana Lúcia Ferraz Menezes; Educadores: Emanuel Lucas de Barros, Fernanda da Silva Monteiro e Helcias Roberto Paulino Pereira.

Notícias
Ifal Maceió: abertas inscrições para projeto de capacitação profissional de jovens e adultos 07/05/2015
Projeto de extensão de Etnoimagens do câmpus Maceió aceita inscrições até 15 de maio 06/05/2015
Site institucional ficará indisponível nesta quinta-feira (07) 06/05/2015
Coretfal: cantando por todos os cantos 06/05/2015
Confira o resultado final da seleção para supervisor, orientador e apoio do programa Mulheres Mil 06/05/2015
Alunos do curso de Agropecuária são recepcionados por equipe gestora do Ifal 05/05/2015
Câmpus Maceió e Penedo são campeões da OAFOG nas categorias Equipe e Colégio 05/05/2015
Representantes de empresa da Bélgica conhecem pesquisas do Ifal na área de fibra óptica 05/05/2015
Pronatec seleciona professores para curso de Mecânica de motos 04/05/2015
Confira o resultado da seleção Pibid 2015 04/05/2015
Ifal e Estado planejam parcerias na área de ciência e tecnologia 30/04/2015
Acesse o resultado preliminar da 3ª fase do concurso para professor efetivo do Ifal 30/04/2015
Sérgio Teixeira é empossado reitor do Ifal pelo ministro da Educação 29/04/2015
Câmpus Viçosa dá boas-vindas a alunos do ensino técnico 28/04/2015
Edição 2015 da Olimpíada Alagoana de Foguetes começa nesta sexta-feira (1º) 28/04/2015
Curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Ifal Maceió recebe nota 4 do MEC 27/04/2015
Câmpus Maragogi desenvolve projeto de extensão para assentamento de Nova Jerusalém 27/04/2015
Divulgado o resultado preliminar do edital Mulheres Mil 27/04/2015
Pesquisa de docente do Ifal Marechal sobre reaproveitamento da manipueira é exibida em programa de TV 27/04/2015
Pró-reitor do Ifal é nomeado para o Conselho Superior da Fapeal 24/04/2015
Com novas parcerias, Mulheres Mil facilitará inserção de alunas no mercado de trabalho 23/04/2015
Clube Passarinhar do Ifal Palmeira envolve estudantes e professores em ações que estimulam a leitura 23/04/2015
Presidenta Dilma Rousseff e ministro da Educação nomeiam professor Sérgio Teixeira, reitor do Ifal 23/04/2015
Divulgado o resultado da segunda fase do concurso para docente efetivo do Ifal 22/04/2015
Dirigentes e alunos discutem soluções para problemas estruturais do Câmpus Maceió 20/04/2015
Ifal pode integrar a cadeia produtiva do cultivo e beneficiamento do eucalipto em Alagoas 20/04/2015
Parlamento Jovem Brasileiro 2015 recebe inscrição até 12 de junho 20/04/2015
Pesquisas desenvolvidas por meio do convênio Ifal - Petrobras são apresentadas em evento nacional 17/04/2015
Pronatec seleciona professores para o Sistema Prisional de Maceió 17/04/2015
Caiite 2015 comemora mais de 1500 submissões de trabalhos 17/04/2015