Durante dois dias (15 e 16 de dezembro), dirigentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) se reúnem, no Câmpus Satuba com o objetivo de definir os projetos estratégicos para 2015. A reunião envolve o reitor Sérgio Teixeira, pró-reitores, diretores-gerais de câmpus, demais diretores e coordenadores que apresentam propostas de planejamento de seus setores para o próximo ano. O encontro foi aberto na manhã desta segunda-feira (15) diante de um auditório lotado. Temas como a expansão do Ifal em Alagoas, a ampliação de número de vagas, a criação de novos cursos, incentivo à pesquisa, ampliação dos projetos de extensão, capacitação e qualificação de servidores, orçamento para 2015 e assistência estudantil estão sendo discutidos entre os participantes.
O reitor Sérgio Teixeira destacou a necessidade de aglutinar todos aqueles que compõem o comando da instituição em torno do planejamento das ações para 2015. Ele ressaltou que, pela primeira vez, a instituição dispõe de um calendário de eventos definido para o próximo ano, e agradeceu o esforço de todos que conseguiram contribuir para a elaboração da planilha sobre quais ações cada unidade irá desenvolver. Em seguida, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Jonas Melo apresentou o método aplicado durante os dias da reunião, com divisão em grupos de trabalhos que vão definir propostas para o próximo planejamento.
Na ocasião, o pró-reitor expôs o aplicativo chamado Geplanes, que será utilizado pelos gerentes dos projetos para inserção e atualização dos dados. A ferramenta eletrônica é utilizada pelo Instituto Federal de Sergipe e define um sistema de gestão de planejamento. Jonas também fez uma retrospectiva do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Ifal e destacou que 47 projetos oriundos do documento foram aprovados pelo Conselho Superior.Os grupos foram divididos por áreas de atuação de cada pró-reitorias. Nesta terça-feira (16), está previsto um treinamento sobre o uso do aplicativo.
Todo o processo de elaboração dos projetos para 2015 está dividido em seis etapas, cujo início ocorreu com esse encontro, seguido da elaboração dos projetos até 30 de janeiro próximo, a apresentação dos projetos ao Colégio de Dirigentes no dia 9 de fevereiro, a divulgação dos projetos para a comunidade e a apresentação dos resultados, no final do próximo ano.
No período da tarde, houve apresentação em todos os grupos de trabalhos, com destaque para a área de Administração, quando os participantes ouviram as sugestões e avaliações feitas por representantes da capacitação de pessoal, tecnologia da informação, comunicação e eventos e obras e projetos. O coordenador de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal, Edson Moreno, expôs sobre as condições de ofertas de cursos e participação dos servidores em eventos de cunho profissional e ressaltou a necessidade de o Ifal promover mais cursos in company. O chefe do Departamento de Comunicação e Eventos, Zoroastro Neto, falou sobre as propostas do setor nas áreas de comunicação e eventos, lembrando a necessidade de todas as unidades definirem os calendários de eventos. A representante da Diretoria de Expansão, Rafaela Penedo, traçou um panorama sobre as obras de construção e reformas que estão sendo feitas nos câmpus.
Assistência estudantil
Paralelo à reunião dos projetos, a Diretoria de Política Estudantil reuniu servidores e dirigentes que atuam na área para definir a aplicação do orçamento de R$ 10 milhões em benefício do corpo discentes do instituto.