Dirigentes e alunos discutem soluções para problemas estruturais do Câmpus Maceió

última modificação 22/04/2015 10h05

Dirigentes da Reitoria do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e do Câmpus Maceió reuniram-se na manhã desta segunda-feira (20) com  alunos  da unidade de ensino para discutir soluções para  os  problemas  estruturais veiculados pela imprensa na semana passada, entre eles, a falta de condicionadores de ar nas salas de aula e a exposição de materiais  servíveis e inservíveis no pátio da instituição.

O encontro ocorreu  no auditório do curso técnico de Edificações e, na ocasião,  uma pauta com 31 itens  com reivindicações  foi entregue pelos alunos à diretora-geral Jeane Melo e  aos pró-reitores Carlos Guedes (Desenvolvimento Institucional), Wellington Spencer (Administração) e  o diretor de Políticas Estudantis, Elton Barros, que representou o pró-reitor Luiz Henrique Lemos. Entre  os casos relatados pelos alunos estão as interdições do ginásio esportivo, da piscina e do espaço multieventos, entulhos  nos laboratórios e a  falta de água nos bebedouros e de condicionadores de ar nas salas de aulas. A reunião foi fruto de uma deliberação tomada pelos dirigentes da Reitoria e do Câmpus Maceió realizada na manhã da última sexta-feira (17), oportunidade em que foi analisada a situação  que passa aquela unidade de ensino.

O principal prédio do Câmpus Maceió foi construído a partir de 1954 e entregue em 1956, a partir de um projeto do renomado arquiteto Oscar Niemeyer. Foram feitas  ampliações nas décadas de 1980 e  1990, porém, a fachada principal, necessitava de reformas em sua estrutura física.

O grupo dos dirigentes, que se reuniu com os alunos nesta segunda-feira,  expôs as soluções que estão sendo tomadas para os casos de maior emergência. Segundo Carlos Guedes, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, o Ifal  já elaborou o projeto arquitetônico das obras de reforma do auditório, da piscina e das calçadas no entorno do câmpus. O processo está em análise da Prefeitura de Maceió e espera que o parecer do município seja liberado nos próximos dias para que seja lançado o edital das obras. Quanto aos blocos  dos cursos de Mecânica e Edificações, o  titular da PRDI declarou que serão reformados, no entanto, haverá um estudo mais detalhado devido às estruturas terem maior porte e as edificações serem antigas. Uma análise também será feita um elevador do bloco do curso de Eletrônica.

Quanto ao sistema de refrigeração, a diretora-geral anunciou a compra de 200 condicionadores de ar  para as salas de aulas que serão trocados até o final  de maio. “Os primeiros lotes já chegaram e  aguarda-se para esta semana  a instalação desses equipamentos recém-chegados”, disse Jeane  Melo. No que se refere ao ginásio esportivo, ela esclareceu que, por enquanto,  estão sendo feitos alguns reparos na quadra, mas o projeto maior prevê a climatização do espaço para a prática de esportes do Câmpus Maceió. Porém, a  diretora-geral garantiu  a realização dos jogos internos do câmpus no  segundo semestre deste ano, bem como  da Semana  de Biologia, do Conac e  do projeto Versiprosa.

Materiais inservíveis

Os dirigentes explicaram ainda  sobre a exposição de materiais inservíveis e outros que podem ainda ser utilizados. Quanto aos bens inservíveis, Jeane Melo  explicou que um caminhão do Ifal levará  os materiais doados a uma entidade e em relação ao mobiliário em condições de uso, esse  está sendo transferindo para outros câmpus do  Ifal. O grupo garantiu aos estudantes que, em 15 dias, não haverá  entulhos na unidade de ensino.

Também foi a anunciada, na reunião, a compra de  dez bebedouros de água que serão instalados nas dependências do câmpus.

O pró-reitor de Administração do Ifal, Wellington Spencer apresentou uma projeção financeira do Câmpus Maceió e explicou que 65% do total de R$ 14 milhões destinados à unidade de ensino neste ano  são destinados a manutenção, serviços e despesas como água, luz, energia, telefone e vigilância. Spencer esclareceu  aos alunos  como se  procede as compras da instituição que obedece à Lei 8.666, a qual regulamenta a  contratação de serviços e compras de equipamento por meio de licitação. “Toda compra deve obedecer a um procedimento legal o que, dependendo do tipo, leva certo tempo para conclusão”, explicou.

O gestor também se comprometeu a intermediar, junto à Procuradoria  do Ifal, para  dinamizar o processo de compras de materiais de consumo para os laboratórios. A equipe também explicou aos estudantes que  vários equipamentos já haviam  tido editais  de licitação anunciados, porém  as empresas não se interessaram em participar devido aos altos custos com  o frete que, em alguns casos, eram superiores aos  valores dos produtos.

O  uso do Serviço de Alimentação e Nutrição Escolar (Sane) pelos alunos também foi questionado pelo grêmio que sugere a ampliação do  quadro de beneficiário a um custo mais baixo. O diretor de Políticas Estudantis, Elton Barros, explicou que a lei estabelece que somente os alunos que   comprovem  carência financeira são os que podem se alimentar  de forma gratuita e descartou  reduzir custo, devido  ao contrato firmado e que  estabelece  um valor fixo para as refeições.

O presidente do Grêmio Estudantil Edson Luiz, José Erick Gomes, considerou a reunião positiva porque houve atenção às reivindicações dos estudantes e espera que os prazos sugeridos para a solução  da maior parte dos problemas do câmpus  Maceió sejam cumpridos.

Notícias
Ifal Maceió: abertas inscrições para projeto de capacitação profissional de jovens e adultos 07/05/2015
Projeto de extensão de Etnoimagens do câmpus Maceió aceita inscrições até 15 de maio 06/05/2015
Site institucional ficará indisponível nesta quinta-feira (07) 06/05/2015
Coretfal: cantando por todos os cantos 06/05/2015
Confira o resultado final da seleção para supervisor, orientador e apoio do programa Mulheres Mil 06/05/2015
Alunos do curso de Agropecuária são recepcionados por equipe gestora do Ifal 05/05/2015
Câmpus Maceió e Penedo são campeões da OAFOG nas categorias Equipe e Colégio 05/05/2015
Representantes de empresa da Bélgica conhecem pesquisas do Ifal na área de fibra óptica 05/05/2015
Pronatec seleciona professores para curso de Mecânica de motos 04/05/2015
Confira o resultado da seleção Pibid 2015 04/05/2015
Ifal e Estado planejam parcerias na área de ciência e tecnologia 30/04/2015
Acesse o resultado preliminar da 3ª fase do concurso para professor efetivo do Ifal 30/04/2015
Sérgio Teixeira é empossado reitor do Ifal pelo ministro da Educação 29/04/2015
Câmpus Viçosa dá boas-vindas a alunos do ensino técnico 28/04/2015
Edição 2015 da Olimpíada Alagoana de Foguetes começa nesta sexta-feira (1º) 28/04/2015
Curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Ifal Maceió recebe nota 4 do MEC 27/04/2015
Câmpus Maragogi desenvolve projeto de extensão para assentamento de Nova Jerusalém 27/04/2015
Divulgado o resultado preliminar do edital Mulheres Mil 27/04/2015
Pesquisa de docente do Ifal Marechal sobre reaproveitamento da manipueira é exibida em programa de TV 27/04/2015
Pró-reitor do Ifal é nomeado para o Conselho Superior da Fapeal 24/04/2015
Com novas parcerias, Mulheres Mil facilitará inserção de alunas no mercado de trabalho 23/04/2015
Clube Passarinhar do Ifal Palmeira envolve estudantes e professores em ações que estimulam a leitura 23/04/2015
Presidenta Dilma Rousseff e ministro da Educação nomeiam professor Sérgio Teixeira, reitor do Ifal 23/04/2015
Divulgado o resultado da segunda fase do concurso para docente efetivo do Ifal 22/04/2015
Dirigentes e alunos discutem soluções para problemas estruturais do Câmpus Maceió 20/04/2015
Ifal pode integrar a cadeia produtiva do cultivo e beneficiamento do eucalipto em Alagoas 20/04/2015
Parlamento Jovem Brasileiro 2015 recebe inscrição até 12 de junho 20/04/2015
Pesquisas desenvolvidas por meio do convênio Ifal - Petrobras são apresentadas em evento nacional 17/04/2015
Pronatec seleciona professores para o Sistema Prisional de Maceió 17/04/2015
Caiite 2015 comemora mais de 1500 submissões de trabalhos 17/04/2015