Diversidade de projetos surpreende espectadores da Mostra de Extensão e Pesquisa na II Semtecc

última modificação 23/10/2013 16h02

A consistência e diversidade dos projetos apresentados na Mostra de Extensão e Pesquisa da II Semana Tecnológica e Cultural (Semtecc) do câmpus Piranhas, realizada na tarde desta terça-feira (22), no próprio câmpus, impressionou o público presente.  “É perceptível o comprometimento do alunado com a produção científica, a evolução crescente na qualidade dos projetos, o acompanhamento cuidadoso da execução e, por isso, os resultados satisfatórios”, analisou o coordenador de Extensão do câmpus, Adri Lucena.

Foram expostos pelos estudantes projetos vinculados a temáticas como compostagem, preservação do patrimônio histórico, regionalismo, ludicidade, ensino-aprendizagem, bioenergia, agricultura familiar, cooperativismo e comunicação. “Os trabalhos são práticos e os estudantes tiveram a oportunidade de provar isso, de relatar os ganhos e dificuldades dessa experiência com a comunidade, demonstrando a vontade de continuar as ações e promover mudanças sociais”, avaliou o pró-reitor de Extensão do Ifal, Altemir Secco.

Para Adri Lucena, a mostra superou expectativas. “Alguns alunos nunca tomaram conhecimento dos resultados de projetos desenvolvidos pelos colegas. Então foi um incentivo para que eles também queiram participar. E gratificante para os orientadores compartilhar essa produção”, disse.

Além de atividades de pesquisa e extensão, na ocasião, outros projetos desenvolvidos no Ifal - Piranhas tiveram destaque. Um deles, o projeto Ser... Tão Brasil, apresentou performances musicais no auditório do câmpus.  A trajetória do grupo pode ser lida na matéria “Projeto Ser Tão Brasil desenvolve habilidades artísticas em alunos do câmpus Piranhas”.

O Projeto Vida Nova – Sustentabilidade ambiental no semiárido também atraiu a atenção, por ser uma iniciativa voltada para a implantação de uma vitrine tecnológica de uma propriedade rural diversificada, dentro do câmpus.

Os docentes Marcus Damião e Danielle Braga, responsáveis pelo projeto, desenvolvem atividades agropecuárias no formato de aulas práticas. “Instruímos os estudantes no plantio de hortaliças e grãos, na utilização de ferramentas agrícolas e de bioenergia, no consórcio de culturas, na avicultura, caprinocultura, bovinocultura. Vamos também inserir a fruticultura. Nossa primeira produção será distribuída na própria unidade de ensino”, explicou o professor Marcus Damião.

Segundo Danielle Braga, com a estrutura e os insumos disponibilizados, os participantes do projeto se capacitam para reproduzir esse modelo de agricultura familiar em suas próprias propriedades, ao tempo em que estudam novas tecnologias de manejo. “É notável a motivação do alunado envolvido, o aumento da concentração em sala de aula - porque sabem que podem aliar aquela teoria à prática. Vemos o despertar da curiosidade, o interesse em replicar os conhecimentos e agregá-los a outras disciplinas, em um esforço multidisciplinar”, acrescentou a professora.

O segundo dia de atividades da II Semtecc encerrou com a mesa-redonda sobre os 75 anos do assassinato de Lampião, onde participaram o historiador Inácio Loyola e os professores Fabrício Avelino e Vinícius Souza. Em seguida, ocorreu a apresentação cultural Medeia e Insônia.

A II Semtecc começou na última terça-feira (22) e termina nesta quinta-feira (24). Confira a PROGRAMAÇÃO.