Estudantes e pais lotam auditório do Ifal Satuba na primeira aula de 2015

última modificação 12/03/2015 11h15

Primeiro dia de aula é sempre marcado por novidades: professores, disciplinas diferentes, amizades e muita ansiedade em conseguir dar conta de tudo. E esse clima de expectativa, certamente, também foi sentido pelos novos estudantes do Câmpus Satuba do Instituto Federal de Alagoas, na manhã desta segunda-feira (9), durante a cerimônia de abertura do ano letivo de 2015.

De modo a tornar mais tranquila a chegada dos novatos à instituição, em todos os câmpus do Ifal, a primeira aula do ano é sempre realizada de modo especial, receptiva, para que os alunos se familiarizem com o novo local em que vão estudar.

O reitor do Ifal, Sérgio Teixeira, os pró-reitores Luiz Henrique Lemos (Ensino), Carlos Henrique Almeida (Pesquisa e Inovação) e Carlos Guedes (Desenvolvimento Institucional), além de dirigentes, professores e técnicos, participaram da solenidade que marcou o início do período letivo em mais um câmpus do instituto alagoano.

O diretor-geral do Ifal Satuba, Anselmo Lúcio, ao recepcionar os novos estudantes, destacou a equipe de servidores comprometida com a qualidade do ensino. “Estamos aqui para fazer com que a permanência de cada um de vocês seja exitosa. Procurem conversar com professores, técnicos e órgãos de apoio para conhecer e aproveitar as oportunidades que o Ifal oferece”.

O casal Gerson Adriano dos Santos e Maria Lúcia dos Santos era só alegria ao falar do neto que inicia os estudos no curso integrado de Agroindústria.

Muitos pais estiveram presentes na primeira aula de 2015, como o casal Gerson Adriano dos Santos e Maria Lúcia dos Santos. Os dois, residentes em Pilar, eram só alegria ao falar do neto Maiko Douglas Barros dos Santos, de 15 anos, que inicia os estudos no curso integrado de Agroindústria. “Cuidamos dele desde que nasceu. É nosso filho, nosso orgulho, queremos que ele seja alguém na vida”, diz a avó. “Ele gosta muito de estudar”, completa o avô. Anselmo Lúcio agradeceu a confiança dos pais ao escolherem o instituto alagoano. “O Ifal é uma instituição de referência e, certamente, os senhores levaram isso em consideração ao permitirem que seus filhos estudassem aqui. Serão três anos de convivência e a relação entre escola e família é muito importante para que o estudante consiga avançar”, argumentou.

Reitor do Ifal, Sérgio Teixeira, e o diretor-geral do Câmpus Satuba, Anselmo Lúcio, recebem os novos estudantes para o início de mais um ano letivo.

Em seu pronunciamento de boas-vindas para os novos discentes, o reitor Sérgio Teixeira falou sobre as peculiaridades do Câmpus Satuba, unidade que oferta curso da área de Agrárias, com estudo em tempo integral e o único com residência para os alunos. “Aqui tem uma realidade totalmente diferente, o que requer um envolvimento e uma rotina de cuidados específicos”. Teixeira também aproveitou a ocasião para motivar os estudantes. “Quase 15 mil candidatos fizeram o exame de seleção do Ifal e pouco mais de duas mil passaram. Aproveitem a oportunidade que estão tendo e se informem sobre programas de assistência estudantil e projetos. Se surgirem dúvidas, dificuldades, procurem os professores, os técnicos e a direção-geral, sempre com urbanidade e boa-fé, eles estão aqui para colaborar”, destacou o reitor.

Na sequência, o pró-reitor Luiz Henrique Lemos fez uma apresentação sobre o Ifal, mostrando a presença do instituto em vários municípios alagoanos, cursos ofertados e as oportunidades nas áreas de pesquisa, extensão, esporte e cultura. Por fim, a diretora de Ensino, Auxiliadora Baraldi, repassou instruções sobre horário e suporte de aulas que será dado aos alunos dos primeiros anos.