Dois grandes eventos, abertos ao público, prometem movimentar a sede do Instituto Federal de Alagoas – Ifal em Palmeira dos Índios no penúltimo mês do ano. Entre os dias 27 e 29 de novembro, será promovido pela unidade de ensino o 3º Fórum de Cultura e Territorialidade (Focult). No mesmo período, o câmpus vai sediar o 1º Festival de Livros Infantojuvenil de Palmeira dos Índios (Flijupin), uma iniciativa do Ifal Palmeira dos Índios com a Livraria Tenda Cultural.
Renomados professores e autores de projeção nacional estão compondo a programação dos três dias de atividades. Um dos destaques do Focult será a participação de Fernando Aguzolli, autor do livro “Quem, eu?”. Na obra, o escritor gaúcho conta sobre a convivência dele com a avó acometida pelo mal de Alzheimer. “O livro é um sucesso e a reflexão sobre a relação jovens versus idosos é atualíssima”, opina a professora Vanúsia Amorim.
Entre as atrações previstas para a abertura do evento, consta a palestra do docente da Universidade Federal de Alagoas, José Ronaldo Batista, com o tema “Movimento Estudantil e a Ditadura Militar”.
A pretensão do Focult é discutir a dinâmica de interação das identidades individuais e sociais com diferentes áreas do conhecimento. Podem participar estudantes, docentes e outros profissionais interessados nas conexões entre arte, cultura, ciências humanas, códigos e linguagens.
Durante o fórum, ocorrerão mesas-redondas, oficinas, minicursos, debates, exposições, concurso de fotografia e apresentações culturais. “Apenas para algumas práticas especificadas na PROGRAMAÇÃO, estabelecemos limites de participantes. Por isso, houve necessidade de inscrição. As vagas disponíveis foram anunciadas na página do evento no facebook e já estão preenchidas. Mas todos estão convidados a prestigiarem as demais atividades”, explicou Amorim.
Os participantes terão direito a certificado. A carga horária varia de acordo com as práticas a que tenham comparecido.
Flijupin
Lançamento de livros, sessão de autógrafos, contação de histórias, oficinas de leitura, além da presença de escritores como Toni Ferr, Renata Ventura, Elton Sdl, Isvânia Marques e Izabelle Valadares. Essas são as atividades previstas para a Flijupin, que em sua estreia homenageará o escritor alagoano Graciliano Ramos.
A festa literária contemplará ainda sorteios de livros e a realização de um sarau poético. A participação no recital é livre.
O agendamento para visitas de grupos ao festival pode ser feito no site http://flijupin.com.br, onde também está disponível a programação oficial do evento.
Confira o vídeo promocional da Flijupin AQUI.
Confira o vídeo promocional do livro "Quem, eu?" AQUI.