Ifal Maceió recebe novos estudantes e inicia ano letivo de 2015

última modificação 30/03/2015 20h22

Os novos estudantes do Câmpus Maceió do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) lotaram o  ginásio de esportes da unidade, na manhã desta sexta-feira (6),  para participar da abertura do ano letivo de 2015.

Muitos foram acompanhados dos pais e estes não escondiam a emoção de estar ao lado dos filhos neste momento de conquista. Irenilde Torres era uma entre eles.  Ela contou que a filha sempre estudou em colégio particular, mas a mensalidade começou a pesar no orçamento.  "Pensamos na qualidade e  na questão da segurança,  foi aí que decidimos pelo Ifal", disse. Mariana Torres, de 14 anos, vai iniciar o curso integrado de Eletrônica. “Ela é muito estudiosa, desde pequena adora ler. Foi  aprovada em 6º lugar nas vagas destinadas para ampla concorrência", conta a mãe orgulhosa.

Irenilde Torres e a filha Mariana Torres pensaram na qualidade do ensino ao escolherem o Ifal.

A cuidadora de idosos, Jeane Silva Machado, também acompanhou o filho. O primogênito, José Alisson Ferreira Machado, de 17 anos, foi aprovado para o curso integrado de Informática. “Muitos colegas dele também fizeram a prova, mas infelizmente não passaram. Alisson é esforçado e muito bom em Matemática. Sei que vai se sair bem aqui no Ifal”, disse entusiasmada. “Vou me dedicar e chegar ao nível superior”, completou o jovem.

 "Ele é esforçado. Sei que vai se sair bem aqui no Ifal”, diz Jeane Silva Machado sobre o filho José Alisson.

Os feras do Ifal Maceió foram recebidos pela diretora-geral da unidade, Jeane Melo; pelo pró-reitor de Ensino, Luiz Henrique Lemos; pela diretora de Ensino, Ângela Baraldi, além de professores e técnicos -administrativos.

Mesmo de licença-médica, Jeane Melo fez questão de estar presente na aula inaugural. “Não iria me sentir tranquila se não viesse aqui receber cada um de vocês. Hoje, iniciamos mais um ano letivo e vamos trabalhar para que seja harmonioso e produtivo”, disse.

Diretora-geral do Ifal Maceió, Jeane Melo, dando início a mais uma ano letivo, ao lado do pró-reitor de Ensino, Luiz Henrique Lemos, e dos docentes.

Em seguida, o pró-reitor Luiz Henrique Lemos, representado o reitor Sérgio Teixeira, deu as boas-vindas aos estudantes e fez uma apresentação sobre o Ifal. Lemos falou sobre a presença do instituto em todas as microrregiões de Alagoas, os programas de assistência estudantil, os projetos de pesquisa e extensão, além das atividades de esporte e cultura. “Conversem com colegas, professores; acessem o site do Ifal e as redes sociais para ficar sabendo o que acontece no instituto. Fiquem atentos para aproveitar as chances que surgirem”, destacou.

E são essas oportunidades que Nicole Araújo, Ingrid Santos Cipriano (as duas aprovadas para o curso integrado de Química), Dorgival da Silva Júnior e Beatriz dos Santos (ambos novatos do integrado de Estradas) querem aproveitar.

Colegas no ensino fundamental, agora iniciam o curso técnico profissional integrado ao ensino médio no Ifal Maceió.

Os quatro são colegas desde o ensino fundamental e estudaram na mesma escola pública. Sobre a decisão de participar do exame de seleção do Ifal, contaram que receberam o incentivo dos professores. “Eles sempre falaram da qualidade do ensino e das perspectivas de futuro que a gente ia encontrar aqui”, disseram. Ingrid também teve o apoio do pai. “Ele estudou no instituto e me incentivou bastante”.

Antes de terminar a aula inaugural, a diretora de Ensino, Ângela Baraldi, falou para os estudantes sobre o suporte de aulas que será dado a eles. “Sabemos das dificuldades pelas quais muitos passaram no ensino fundamental e queremos que o período inicial de vocês aqui no Câmpus Maceió possa ocorrer sem tantos transtornos”.

Conforme explicou a diretora de Ensino, todos os estudantes dos primeiros anos terão aulas complementares de português e matemática, que serão dadas pelos alunos dos cursos superiores do Ifal.

Ex-aluno do Ifal Maceió irá estudar na Califórnia

Durante a cerimônia da aula inaugural, o professor Carlos Argolo pediu a palavra para dar a notícia de que Jonadab Silva, ex-aluno do Ifal Maceió, tinha conquistado uma bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para estudar na Universidade Estadual da Califórnia, nos Estados Unidos.

A novidade foi bastante comemorada pela direção-geral, professores e estudantes presentes.

A bolsa de estudos foi concedida através do programa federal Ciência sem Fronteiras, que busca, entre outros objetivos, estimular a formação de pessoal e aumentar a presença de pesquisadores e estudantes em instituições de excelência no exterior.

Ele já embarca amanhã, dia 7, e ficará na Califórnia pelo período de 18 meses. Nos seis primeiros, irá aperfeiçoar o inglês; o tempo restante será dedicado para disciplinas acadêmicas, pesquisa e estágio.

O ex-aluno, que também estava presente na ocasião, aproveitou para contar um pouco sobre sua trajetória e motivar os novos estudantes do Ifal Maceió. “Quero dizer a vocês que aqui é um lugar de oportunidades. Lutem por elas. No Ifal, além de aprender uma profissão, temos a chance de desenvolver a nossa consciência, o nosso espírito crítico, reconhecer o nosso papel no mundo e intervir para melhorar o lugar onde vivemos”.

Ele também agradeceu aos docentes o apoio recebido durante os anos de estudo e destacou a importância do engajamento deles.

Jonadab Silva foi aluno do curso integrado de Química do Ifal Maceió. Já nos primeiros anos de estudo, dedicou-se a atividades de monitoria e pesquisa. Participou de várias olimpíadas de conhecimento, ganhando muitas medalhas, além de congressos e feiras nos quais apresentou trabalhos.

Recentemente, concluiu o primeiro período do curso de medicina na Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro. Pelos critérios da Capes, para poder ganhar a bolsa, o estudante precisa ter concluído 20% do curso, o que não era o caso de Jonadab. Ele conseguiu a carta de aceite devido ao seu expressivo currículo conquistado ao longo dos anos de estudo no Ifal.

“Ele é um orgulho para o instituto. Estudante excelente que faz a diferença, que sempre buscou aprender”, disse entusiasmado o professor Carlos Argolo que, hoje aposentado, orientou os estudos do ex-aluno. “Isso mostra que a escola pública dar resultado. Vale muito a pena estudar no Ifal”, defendeu.

 

Professor Argolo (com o microfone) comunicando a conquista do ex-aluno do Ifal Maceió, Jonadab Silva (de camisa branca). Ele irá estudar 18 meses na Universidade Estadual da Califórnia.

Notícias
Ifal Maceió: abertas inscrições para projeto de capacitação profissional de jovens e adultos 07/05/2015
Projeto de extensão de Etnoimagens do câmpus Maceió aceita inscrições até 15 de maio 06/05/2015
Site institucional ficará indisponível nesta quinta-feira (07) 06/05/2015
Coretfal: cantando por todos os cantos 06/05/2015
Confira o resultado final da seleção para supervisor, orientador e apoio do programa Mulheres Mil 06/05/2015
Alunos do curso de Agropecuária são recepcionados por equipe gestora do Ifal 05/05/2015
Câmpus Maceió e Penedo são campeões da OAFOG nas categorias Equipe e Colégio 05/05/2015
Representantes de empresa da Bélgica conhecem pesquisas do Ifal na área de fibra óptica 05/05/2015
Pronatec seleciona professores para curso de Mecânica de motos 04/05/2015
Confira o resultado da seleção Pibid 2015 04/05/2015
Ifal e Estado planejam parcerias na área de ciência e tecnologia 30/04/2015
Acesse o resultado preliminar da 3ª fase do concurso para professor efetivo do Ifal 30/04/2015
Sérgio Teixeira é empossado reitor do Ifal pelo ministro da Educação 29/04/2015
Câmpus Viçosa dá boas-vindas a alunos do ensino técnico 28/04/2015
Edição 2015 da Olimpíada Alagoana de Foguetes começa nesta sexta-feira (1º) 28/04/2015
Curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Ifal Maceió recebe nota 4 do MEC 27/04/2015
Câmpus Maragogi desenvolve projeto de extensão para assentamento de Nova Jerusalém 27/04/2015
Divulgado o resultado preliminar do edital Mulheres Mil 27/04/2015
Pesquisa de docente do Ifal Marechal sobre reaproveitamento da manipueira é exibida em programa de TV 27/04/2015
Pró-reitor do Ifal é nomeado para o Conselho Superior da Fapeal 24/04/2015
Com novas parcerias, Mulheres Mil facilitará inserção de alunas no mercado de trabalho 23/04/2015
Clube Passarinhar do Ifal Palmeira envolve estudantes e professores em ações que estimulam a leitura 23/04/2015
Presidenta Dilma Rousseff e ministro da Educação nomeiam professor Sérgio Teixeira, reitor do Ifal 23/04/2015
Divulgado o resultado da segunda fase do concurso para docente efetivo do Ifal 22/04/2015
Dirigentes e alunos discutem soluções para problemas estruturais do Câmpus Maceió 20/04/2015
Ifal pode integrar a cadeia produtiva do cultivo e beneficiamento do eucalipto em Alagoas 20/04/2015
Parlamento Jovem Brasileiro 2015 recebe inscrição até 12 de junho 20/04/2015
Pesquisas desenvolvidas por meio do convênio Ifal - Petrobras são apresentadas em evento nacional 17/04/2015
Pronatec seleciona professores para o Sistema Prisional de Maceió 17/04/2015
Caiite 2015 comemora mais de 1500 submissões de trabalhos 17/04/2015