registrado em: ,

Ifal marca presença no Connepi por meio de paineis e apresentações orais

última modificação 06/11/2014 08h05

Anny Rochelly - em São Luís, Maranhão

É bastante representativo o número de trabalhos de autoria de alunos e servidores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) na nona edição do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), que acontece até 06 de novembro no Centro de Convenções de São Luís do Maranhão. Somente nesta terça-feira, primeiro dia de atividades do evento, foram apresentados 8 trabalhos de servidores e 15 de estudantes, totalizando 23 pesquisas. Além dos painéis, quatro apresentações orais do Ifal também foram expostas durante todo o dia.

O pró-reitor de Extensão do instituto, Altemir Secco, levou dois trabalhos de sua autoria e dos pró-reitores de Ensino, Luís Henrique Lemos, e de Desenvolvimento Institucional, José Jonas de Melo. O primeiro, intitulado “A importância da extensão sob a ótica dos estudantes bolsistas” trouxe dados relevantes a partir de uma pesquisa feita em 2013 com 102 bolsistas de extensão. Mais de 40% deles aumentaram a motivação pelos estudos após a extensão, 41% aprenderam algo novo com a comunidade e 92% afirmaram que a extensão enriquece a formação acadêmica. “Concluímos então que a extensão tem um impacto positivo na formação do estudante e os investimentos que o Ifal vem realizando nessa área estão dando resultados”, explicou Secco. O segundo trabalho, “Articulação entre Pesquisa e Extensão: uma possibilidade para a pesquisa aplicada”, catalogou sugestões de pesquisa aplicada que surgem a partir de problemas na comunidade observados nas ações de extensão.

Professores de Palmeira dos Índios, Marechal Deodoro e Arapiraca também estiveram apresentando suas pesquisas no evento. Michely Libos e Renato Romero, por exemplo, expuseram o trabalho “Avaliação temporal da mudança na cobertura do solo na Ilha de Santa Rita-AL”. Os docentes utilizaram uma tecnologia de sensoreamento remoto para medir o uso e a adaptação do solo na Ilha, numa forma de provar o aumento da ocupação urbana no local nos últimos 20 anos. “Esses dados colhidos em 2013 serão levados para o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita a fim de que seja reconhecido que não está havendo efetividade no Plano de Manejo da Unidade de Conservação”, afirmou a professora.

Os discentes também marcaram presença no evento com pesquisas em diversas áreas do conhecimento. Do câmpus Maceió, por exemplo, o estudante Paulo Felipe, do curso de Eletrotécnica, estudou uma metodologia de ensino alternativa para o estudo do tecido ósseo por meio de uma perspectiva dinâmica. O trabalho “Estudo da estrutura óssea com o uso de um quebra-cabeça mosaico” avaliou os níveis de aprendizagem de diversas turmas, comprovando que o aluno aprende mais com o uso de atividades lúdicas.

Já Jean Kleiton Isidório, do curso de Eletroeletrônica do câmpus Arapiraca, analisou histórias relatadas por alunas dos cursos Mulheres Mil no município de Canafístula, extraindo relatos de vida. “Concluímos que estas mesmas mulheres necessitam de mais projetos voltados para elas de maneira que se sintam inseridas na sociedade de forma plena”, detalhou o discente.

Apresentações orais

A professora e pesquisadora Adriana Quixabeira, do campus Maceió, realizou uma apresentação oral na manhã desta terça-feira intitulada “A complexidade das interações e relações docentes na educação profissional e tecnológica (EPT)”. Na oportunidade, ela apresentou os resultados da pesquisa etnográfica desenvolvida com professores do Ifal Maceió a partir de entrevistas realizadas em 2011. “Esses dados hoje alimentam novos estudos sobre a formação e o cotidiano dos docentes da rede EPT”, concluiu a docente.

À tarde, dois trabalhos da área de Física orientados pelo professor Carlos Argolo também foram levados ao conhecimento do público. Fernanda dos Santos, do curso de Química, e Jonathas Timóteo, de Eletrotécnica, conduziram as apresentações. Além destes estudos, a pesquisa “Caracterização físico-química dos frutos da castanhola coletados na zonal Sul de Maceió” também foi exposta no congresso.

registrado em: ,