Ifal recebe quatro premiações no encerramento do Connepi 2014

última modificação 17/11/2014 08h53

Anny Rochelly - de São Luís do Maranhão

Alunos e servidores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) conquistaram posições de destaque na solenidade de premiação do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, ocorrida na tarde desta quinta-feira (06). No total, três pesquisas ficaram em primeiro lugar e uma em segundo lugar.

Pelo segundo ano consecutivo, a professora Adriana Quixabeira, do campus Maceió, conquistou o primeiro lugar na categoria Educação, sendo premiada com um tablet. Nesta edição, a docente apresentou o trabalho “A complexidade das interações e relações docentes na educação profissional e tecnológica (EPT)”, elaborado a partir da coleta de dados em sua pesquisa de doutorado. Para ela, a maior conquista desse prêmio é o exemplo que fica para os alunos. “O instituto possui uma riqueza de problematizações e complexidades e a pesquisa realizada dentro do nosso local de trabalho, premiada pela segunda vez no Connepi, é uma prova disso. Acredito que nós estamos no caminho certo, contribuindo para a melhoria do instituto e da educação profissional no país”, declarou a docente.

A primeira posição da categoria Agronomia ficou com a estudante Crisea Cristo, do curso de Agroecologia do campus Maragogi, que também recebeu um tablet. O trabalho “Utilização de plantas medicinais no assentamento rural São Frutuoso no município de São Luís do Quitunde-AL” gerou informações e discussões sobre a saúde local a partir da realização de entrevistas com a população. Os resultados dos estudos mostram que a tradição de produzir medicamentos alternativos resiste mesmo com as imposições da modernidade.

“Toré Karapotó Plaki-Ô: um símbolo de tradição e resistência”, de autoria da aluna Alexya de Oliveira Feitosa, do curso de Eletrotécnica do Ifal Arapiraca, conquistou o segundo lugar na categoria Artes. Para ela, que recebeu um tablet da organização, é gratificante ter seu trabalho reconhecido. Seu professor orientador, Judivan Lopes, teve mais duas pesquisas desenvolvidas na mesma aldeia indígena aprovadas para apresentação no Connepi 2014, além de um trabalho de sua autoria sobre práticas docentes no ensino de Arte. “Esse prêmio simboliza uma jornada de trabalho muito gratificante e eu me sinto feliz com uma conquista desse porte”, acrescentou o professor.

Mas as conquistam do Ifal não param por aí. O melhor trabalho apresentado na Mostra Tecnológica do congresso também foi de Alagoas. O aplicativo +Sangue, que busca sistematizar a doação de sangue no Estado, pretende ter uma comunicação oficial com o Hemoal a fim de auxiliar o processo de doação de sangue mediante o cadastro de usuários. Estes últimos poderão acompanhar o estoque de sangue e compartilhar a informação com os amigos.

O programa também irá disponibilizar orientações de saúde que devem ser seguidas pelos doadores e avisar quando o usuário estiver apto a doar novamente. Através dessa ferramenta, também vai ser possível agendar dia e hora para doação no Hemoal, além de seguir as campanhas oficiais promovidas pelo hemocentro. Ernande Roberto da Silva, bacharelando em Sistemas de Informação do Câmpus Maceió, recebeu um tablet e um notebook pela conquista, que também é de mais dois alunos da unidade.

O projeto existe desde 2013 e foi criado pelo Grupo de Pesquisa em Sistemas de Informação e Engenharia de Software (GPSIE) do Ifal sob orientação do professor Marcílio Souza Júnior do Câmpus Maceió.

O diretor de Pesquisa e Inovação do Ifal, Ginaldo Oliveira, estava visivelmente orgulhoso do desempenho do instituto no congresso. Segundo ele, “o trabalho representa o esforço e a dedicação dos pesquisadores do instituto em promover uma política de Pesquisa dentro do Ifal aliado a um apoio institucional nos editais de pesquisa, produtividade e pré-equipamentos”.

Connepi Cultural

Representando o Ifal, o bibliotecário Emerson Magalhães, do Ifal Maragogi, expôs seu trabalho na área de história em quadrinho no Connepi, assim como o aluno Antônio Lucas Ferreira, do Ifal Maceió, com leitura de conto. Ambos receberam, na manhã desta quinta (06), uma xilogravura de um artista maranhense como reconhecimento pela participação na seção cultural.

X Connepi

A próxima edição do Connepi também foi anunciada na solenidade de encerramento. O Instituto Federal do Acre sediará o evento em 2015 e servidores fizeram a apresentação do instituto para o público presente. Logo após, um grupo musical do Instituto Federal de Sergipe se apresentou no auditório do Centro de Convenções.