Jovens Embaixadores 2015: aluno do Ifal é escolhido para representar o Brasil nos EUA

última modificação 31/10/2014 12h27

O sonho de conhecer um pouco mais da cultura americana e de se reunir com líderes do governo dos Estados Unidos da América (EUA) em breve se tornará realidade para mais um estudante do Instituto Federal de Alagoas – Ifal. Eduardo Feitosa dos Santos, matriculado no 4º ano do curso técnico de Eletrônica do câmpus Maceió, foi um dos 50 selecionados para participar do Jovens Embaixadores 2015.

O programa, promovido pela Missão Diplomática dos EUA desde 2002, busca oferecer a estudantes brasileiros da rede pública de ensino uma vivência de 3 semanas no país, com o desenvolvimento de atividades focadas no protagonismo juvenil. Por isso, ter histórico de trabalho voluntário, espírito de liderança e excelência acadêmica são alguns dos critérios de seleção.

Eduardo atende às exigências. Há 2 anos, ele ensina inglês gratuitamente a pessoas da comunidade onde vive, no bairro do Trapiche, em Maceió, e a colegas do Ifal. O projeto, chamado "Let's speak english", é uma iniciativa que aperfeiçoou seu próprio conhecimento no idioma estrangeiro, outro pré-requisito para participação no Jovens Embaixadores.

"É uma oportunidade única, eu me identifiquei muito com o programa, por isso, me candidatei", relata o rapaz. Comunicativo, ele explica como ficou sabendo da seletiva. "Assisti primeiro a divulgação em um programa de televisão, mas parecia algo inalcançável. Só quando vi no portal do Ifal a notícia de que uma aluna do instituto havia sido escolhida, me senti estimulado e percebi que era possível", conta.

Esta é a quarta vez consecutiva que um estudante do Ifal é eleito para a missão de representar o Brasil nos EUA. Alice Nicolau, do câmpus Maceió, em 2012, Rawanderson dos Santos, do câmpus Satuba, em 2013, e Laura Emília Araújo, do câmpus Palmeira dos Índios, em 2014, foram os sortudos que antecederam Eduardo Feitosa.

Para o jovem, que acompanhou a divulgação do resultado ao vivo pelo canal da embaixada americana no Youtube, nesta segunda-feira (24), a emoção é indescritível. "Ainda estou sem acreditar", repete. E as expectativas? Eduardo espera exercitar a proatividade pregada pelo programa e aplicar tudo o que aprender com essa experiência se engajando ainda mais em atividades de responsabilidade social, ao retornar.

Único estudante de Alagoas aprovado para o Jovens Embaixadores 2015, ele dá dicas aos interessados em participar das edições futuras. "Estudem inglês e estejam atentos às necessidades da sua comunidade, pois ajudando aos outros, você também se ajuda", conclui.

Sobre o intercâmbio

Além da imersão na língua inglesa, a experiência possibilita ao jovem embaixador participar de reuniões em organizações dos setores público e privado, oficinas sobre liderança e empreendedorismo, bem como visitas a escolas e projetos sociais nos EUA.

Na primeira semana, o intercâmbio inclui visita à capital do país, Washington, quando ocorrerão encontros com líderes do governo. Depois os jovens embaixadores são encaminhados a diferentes estados, onde são hospedados por uma família americana, para nas duas semanas seguintes assistirem aulas e participarem de atividades sócio-culturais na comunidade anfitriã.

A viagem acontece no mês de janeiro, em data a ser definida pelos organizadores.

Mais sobre a seleção

Os interessados em participar do Jovens Embaixadores enfrentam um concorrido processo seletivo, composto de preenchimento de formulário preliminar, análise do perfil do candidato, prova oral e escrita de língua inglesa, além do envio de documentação comprobatória e uma carta de recomendação. No caso de Eduardo Feitosa, quem escreveu a carta foi o professor de Língua Portuguesa do câmpus Maceió, Damião Augusto. "Sou muito grato ao Damião, ele me deu muita orientação e apoio", revela o estudante.

A etapa final da seleção consiste na visita de um representante da Secretaria de Educação do Estado, ou de outra instituição parceira do programa, à casa dos candidatos com melhores resultados nas etapas anteriores. A partir daí, os nomes indicados são enviados ao comitê nacional da seleção para análise e confirmação do resultado.

Créditos da imagem: Facebook do Jovens Embaixadores.