registrado em: ,

Mais de 20 paineis do Ifal são apresentados no segundo dia do Connepi

última modificação 06/11/2014 08h05

Anny Rochelly - de São Luís do Maranhão

Dezessete alunos e quatro servidores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) apresentaram seus trabalhos nesta quarta-feira (05), segundo dia do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi). O evento acontece em São Luís do Maranhão desde o dia 02 e se encerra nesta quinta, 07 de novembro.

Mais uma vez, o Ifal superou as expectativas nas apresentações desta quarta, ocupando o Centro de Convenções com pesquisas desenvolvidas em diversos campus do instituto e de interesse para a comunidade que visita o local. O professor Almir Tavares, do câmpus Penedo, foi um dos representantes de Alagoas no evento. Ele trouxe o trabalho “Os temas transversais no ensino do teatro a partir da literatura dramática ‘Vereda da salvação’, de Jorge Andrade”. Com o estudo da obra, o docente traz para a sala de aula questões sociais ligadas aos temas transversais contidos no livro. “Iniciamos a leitura da obra inicialmente conhecendo o autor, depois transpomos esse conteúdo para uma análise crítica em relação ao que acontece hoje na sociedade, abordando temas como pluralidade cultural, ética, meio ambiente, entre outros, contextualizando a obra e facilitando o aprendizado para o aluno”, relatou Almir.

O professor Judivan Lopes, do câmpus Arapiraca, foi um dos que mais aprovou trabalhos para o Connepi. Três trabalhos orientados por ele e um de sua autoria também foram expostos no local, sendo este último intitulado “Práticas docentes no ensino de arte”. O docente realizou um levantamento das práticas dos professores de Arte nas redes municipal e estadual em Arapiraca, constatando que, dos 59 professores na cidade, 39 trabalham com a disciplina de Arte e apenas 5 são licenciados na área. “Nosso questionamento é em relação ao que tem sido feito para repassar esse conteúdo para os alunos e se novos professores estão sendo formados, já que não estão sendo feitos investimentos para a licenciatura em Arte”, afirmou Judivan.

O assistente em Administração Aguimário Pimentel, do câmpus Penedo, também marcou presença no evento com a pesquisa “Ensino de literatura: entre a tradição e o dialogismo”. O servidor buscou estudar a relação entre as teorias da literatura e da sociologia, comparando o tradicional e o moderno dentro da literatura. Sob a sua perspectiva, a literatura de massa deve complementar as obras tradicionais. “Mostramos nesse trabalho que essas duas vertentes não devem ser opostas, mas sim se unirem na perspectiva do ensino moderno, de forma a gerar o estímulo à leitura entre os estudantes”, detalhou o técnico.

Os alunos Jackson Filipe e Fernanda Rodrigues, do Ifal Marechal Deodoro, orientados pela nutricionista Quitéria Meire e pelas professoras Maria de Fátima e Ângela Matilde, das unidades de Maceió, Marechal e Murici, respectivamente, também expuseram seu trabalho. “Investigação de surtos de contaminação alimentar envolvendo adolescentes: uma revisão sistemática” foi o título do estudo, que catalogou surtos de contaminação alimentar em adolescentes de todo o mundo, no período de 2006 a 2010. A sugestão da equipe é que seja inserida na grade curricular dos institutos a disciplina de Controle Higiênico Sanitário em Alimentos, de forma que o aluno possa atuar como multiplicador.

Este foi o último dia de apresentações de paineis e apresentações orais no Connepi. O encerramento do evento está previsto para esta quinta, às 15h.

registrado em: ,