A coordenadora do setor de Análise Processual da Secretaria Executiva da Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, Marja Mühlbach, e o colaborador da CEP, professor Raimundo Nonato, estiveram nesta terça-feira (17) no prédio da Reitoria do Instituto Federal de Alagoas - Ifal. O objetivo da visita foi avaliar e esclarecer dúvidas relativas aos ritos processuais e estruturação física para o desenvolvimento das atribuições da Comissão de Ética (CE) do instituto.
No primeiro momento, os profissionais coletaram informações com a CE do Ifal e entregaram um questionário avaliativo. Pela tarde, o grupo se juntou a integrantes do Colégio de Dirigentes do Ifal a fim de repassar recomendações quanto à necessidade do estabelecimento de um plano de trabalho para o exercício 2014 e da elaboração do regimento interno da CE, bem como do código de conduta institucional.
Na reunião, Mühlbach enfatizou a importância da atuação da comissão para o encaminhamento adequado de possíveis conflitos. Ela explicou que as atividades inerentes à comissão têm caráter preventivo e educativo.
Para o diretor-geral do câmpus Satuba, Anselmo Lúcio, o trabalho da comissão vai trazer bons resultados. “Assim os agentes públicos terão maior percepção dos seus limites e direitos”, afirmou. O reitor do Ifal, Sérgio Teixeira, também falou do avanço que a efetivação da CE representa para o instituto. “Estaremos comprometidos em divulgar o papel da comissão e viabilizar tudo que for facilitar seu funcionamento, porque orientação comportamental é imprescindível nessa nova realidade do Ifal, com mais de 1400 servidores”, destacou.
A Comissão de Ética do Ifal é formada pelos servidores Regina Alves, Givaldo Santos, Lemberg Barbosa, Nádia Silveira, Tâmara Bastos, José Maurício Pinto e Sandra Sousa.