Gerônimo Vicente
A política de assistência estudantil dos institutos federais da região Nordeste é tema de discussão, desde a tarde desta segunda-feira (17) até a próxima quarta-feira (19), no Câmpus Penedo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Representantes da área de política estudantil da rede federal dos estados nordestinos apresentam propostas para unificar as diretrizes de assistência aos estudantes.
O evento foi aberto na tarde desta segunda-feira pelo reitor do Ifal Sérgio Teixeira diante da presença de cerca de 200 participantes do Nordeste e ainda dos estados do Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Paraná. O poeta popular Ronaldo Nunes contou causos nordestinos durante a solenidade em trajes típicos regional durante a apresentação cultural.
O encontro Nordestino de Assistência Estudantil dos Institutos Federais é promovido pelo Ifal, por intermédio da Diretoria de Política Estudantil que é vinculada à Pró-Reitoria de Ensino. Uma comissão organizadora atuou, durante quase um ano, na preparação do evento que reúne pedagogos, assistentes sociais, psicólogos, odontólogos, nutricionistas, enfermeiros, bibliotecários e outros profissionais da área.
A mesa de abertura foi composta pelo reitor Sérgio Teixeira, pelo diretor-geral do Câmpus Penedo, Carlson Lamenha Apolinário; pelo pró-reitor de Ensino, Luiz Henrique Lemos; pelo diretor de Política Estudantil, Elton Barros; pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Jonas Melo; o pró-reitor de Administração, Wellington Spencer; o secretário de Desenvolvimento Institucional de Penedo, Pedro Alves; a coordenadora de Política Estudantil, Emanuele Teixeira Gaia e a coordenadora de Ações Inclusivas, Jaqueline Lima.
O diretor-geral do Câmpus Penedo, Carlson Lamenha, enfatizou a satisfação de receber todos os profissionais da área de política estudantil da região Nordeste em um momento que, segundo ele, a unidade de ensino promove uma série de atividades de cultura, desporto e lazer. Destacou ainda a importância de a cidade, considerada patrimônio cultural da humanidade, sediar eventos deste porte. “É o nosso primeiro evento no câmpus que coincide com uma grande movimentação cultural na cidade como o festival de cinema universitário que começa nesta terça-feira (18)”, disse o diretor ressaltando o crescimento da rede federal de educação profissional.
Homenagem
O reitor Sérgio Teixeira mencionou a prioridade da gestão de oferecer apoio a grandes eventos da rede federal de educação profissional. Citou os avanços obtidos pelo Ifal no fornecimento de bolsas de assistência estudantil aos alunos de seus câmpus. “São quase R$ 11 milhões investidos na política estudantil e que tem levado benefício aos estudantes nas áreas de pesquisa, extensão e ajuda de custo”, ressaltou. A satisfação de receber servidores dos institutos federais do Nordeste foi enfatizada pelo reitor durante o discurso feito na abertura do encontro.
A abertura do evento foi encerrada com uma homenagem à servidora do Ifal Maria das Graças Santana, assistente social que por muitos anos atuou na assistência estudantil da rede federal de educação. A servidora morreu em 2013, vítima de afogamento, e foi homenageada com uma placa que será colocada no refeitório do Câmpus Maceió. O diretor de Política Estudantil destacou o trabalho competente e cordial de Graças Santana e foi aparteado também pela assistente social Rita Duarte e pela pedagoga Verônica Medeiros.
Palestras
A primeira palestra, depois da abertura do evento, foi de Aline Viero Kowalski que proferiu o tema “Assistência Estudantil como Instrumento de Acesso e Permanência”, momento em que foi feita uma retrospectiva das ações do governo federal quanto à política estudantil. Para a palestrante, apesar dos recursos aplicados na área, poucas mudanças foram percebidas quanto à relação aluno-escola. O tema despertou a atenção da maioria dos presentes e muitos foram os questionamentos e relatos de problemas na área por parte dos profissionais das categorias que atuam diretamente na assistência ao estudante.
A segunda palestra deste primeiro dia do encontro foi de Alex Sandro Barbosa de Carvalho, coordenador nacional do Forplan (Fórum de pró-reitor de Administração e Planejamento) e pró-reitor de Administração do Instituto Federal de Sergipe (IFS), sobre o Orçamento para a Política Estudantil, especificamente o Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnae), tema que gerou um atrativo debate entre o palestrante e os participantes do evento.