Servidores do Ifal lançam livros e recebem convidados em noite de autógrafos

última modificação 16/10/2014 17h38

Roberta Rocha

Às 19 horas da última terça-feira (14), o saguão superior da Livraria Leitura, localizada no Parque Shopping Maceió, já estava arrumado à espera dos convidados para a sessão de lançamento de obras promovida pelo Conselho Executivo de Publicações (CEP) do Instituto Federal de Alagoas - Ifal. E os participantes não demoraram a chegar.

A sala ficou lotada de servidores e alunos do instituto, de amigos e parentes dos autores. Todos reunidos para prestigiar o lançamento dos livros “Nelson Rodrigues e a Literatura de Massa”, do técnico-administrativo do câmpus Penedo, Aguimário Pimentel, “Páginas da Filosofia”, do professor do câmpus Satuba, Álvaro Queiroz, “Jovens e projetos de futuro: experiências no Instituto Federal de Alagoas”, da psicóloga do câmpus Maceió, Ana Amália Gomes e “Refletindo a educação: frente aos desafios da contemporaneidade”, uma coletânea de artigos de sete professores do Ifal, com organização das docentes Lúcia Cordeiro e Tâmara Moraes.

Na oportunidade, ocorreu também a apresentação das novas edições das revistas Educte, Proeja e Extifal, publicações institucionais de caráter científico, além da divulgação impressa do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) do Ifal.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do Ifal, Carlos Henrique Almeida, essas realizações "são reflexos do novo momento que a instituição vive, de sedimentação da pesquisa e de aproximação com a sociedade".

Ao se pronunciar, o reitor Sérgio Teixeira parabenizou os autores e falou da importância da socialização do conhecimento. Ele frisou que "os frutos dos avanços do instituto nos últimos anos estão apenas começando a surgir, muitos outros ainda serão colhidos".

Sob olhares atentos, o presidente do CEP, Jonisson Alves, deu início aos agradecimentos e relatou as perspectivas de atuação do conselho. Aliado a esse discurso, o diretor de Publicações, Cleber Nauber, explanou sobre o Kentron, primeiro portal eletrônico de publicações do estado - uma iniciativa do Ifal. "Estamos avançando no sentido de sair da plataforma física para a virtual, facilitando o acesso ao conhecimento", disse.

Autores e obras

"Através dos livros que escrevo, eu me eternizo". Com essas palavras, o professor Álvaro Queiroz, além de esclarecer a motivação o seu fazer artístico, arrancou aplausos da plateia. De acordo com ele, a obra "Páginas da Filosofia" reúne textos de aulas e muito da sua militância de mais de três décadas na filosofia.

A partir de um relato também inspirador, o servidor Aguimário Pimentel narrou a trajetória e o teor do seu livro "Nelson Rodrigues e a Literatura de Massa". "É um estudo de perto do romance rodrigueano, onde busco entender por que essa produção não foi incorporada ao currículo escolar da Literatura e proponho um resgate da obra dele", definiu.

Outro lançamento comentado foi o da nova edição da revista Proeja. A coordenadora do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) no Ifal, Socorro Santos, foi enfática ao afirmar: "A gente acredita na instituição como um todo e na forma de registrar nossas potencialidades nessas obras".

Encerramento

Após os discursos, os livros e revistas lançados foram distribuídos gratuitamente ao público. Em seguida, os autores presentes iniciaram a sessão de autógrafos. Enquanto aguardavam a vez, os convidados puderam ainda apreciar a decoração preparada pelo coordenador de Eventos do Ifal, José Almeida dos Santos, para a ocasião.