registrado em: ,

Estudante do Câmpus Arapiraca do Ifal é finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa

última modificação 25/11/2014 10h42

O estudante Luiz Eduardo Lima Aguiar do Câmpus Arapiraca do Instituto federal de Alagoas (Ifal) é um dos finalistas da 4º Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, na categoria artigo de opinião. Entre os dias 17 e 19 deste mês, o aluno participou, em Brasília,  de palestras, debates e oficinas de produção de texto promovidas pela equipe organizadora da olimpíada destinados aos semifinalistas do evento.

Classificado para a final, Luiz Eduardo voltará a capital federal no dia 16 de dezembro para participar da última fase da competição. Para o aluno, “foi uma grande honra ter a chance de representar o Ifal e a cidade de Arapiraca em uma competição de tamanho renome”. O estudante foi orientado pela professora Sandra Araújo Lima.

Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.

4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental, o tema “O lugar onde vivo” era trabalhado em três gêneros textuais: Reportagem, texto de Opinião e Poesia.

O ano de 2003 foi dedicado à formação de professores e marcado pela elaboração do Kit Vozes, com as publicações “Voz do Aluno”, “Voz do Professor” e o vídeo “Escrevendo na sala de aula”. Além da entrega de materiais de apoio pedagógico, foram realizadas atividades presenciais e a distância.

registrado em: ,