Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Caiite 2014: aluno do Ifal Palmeira expõe projeto premiado na área de construção civil

por Thâmara Gonzaga — última modificação 31/03/2015 08h22

Thâmara Gonzaga

O trabalho de pesquisa desenvolvido pelo aluno de engenharia civil do Campus Palmeira dos Índios do Ifal, Ronald Muryellison, é uma laje de concreto com garrafas pet que pesa cerca de uma tonelada. Um objeto de estudo bem pesado e que, por isso, não foi possível levar o protótipo para o Caiite 2014.

No entanto, quem visitou o estande de inovação do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, nesta quarta-feira (20), conseguiu compreender, através das imagens exibidas em televisão, o quanto a pesquisa que vem sendo desenvolvida pelo aluno do Ifal, desde o curso técnico integrado em Edificações, pode contribuir para a redução de custos na construção civil e para a preservação da natureza.

Intitulado “Construção sustentável: incorporação de garrafas pet na produção de lajes alveolares”, no projeto Muryellison se propôs a avaliar a reutilização das garrafas pet, descartadas com frequência no meio ambiente, em etapas da construção civil.

As pesquisas se encaminharam para o uso do resíduo na construção de lajes alveolares, que se caracterizam pelos vazios (alvéolos) deixados em sua estrutura. No estudo do aluno do Ifal, em vez de deixar esses espaços ocos, como originalmente se conhece, seriam empregadas as garrafas pet.

A justificativa do aluno para esse uso é o fato de que mais de 40% das garrafas não são reutilizadas. Além do mais, no processo de reciclagem desse tipo de resíduo há um consumo elevado de recursos hídricos e ainda existe o inconveniente de que as garrafas de plástico não podem passar por sucessivos processos de reciclagem, uma vez que ocorre perda de sua estrutura. O ideal, segundo o aluno pesquisador do Ifal, é encontrar outras formas de utilização.

Os testes até então realizados com o protótipo comprovaram a viabilidade da laje desenvolvida pelo estudante. O estudo mostrou que a laje alveolar com garrafas pet é bem mais resistente quando comparado a uma convencional. “Segundo normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), uma laje convencional deve suportar cerca de 400kg/m²; a que elaboramos conseguiu suportar 2.000kg/m²”, argumenta Ronald Muryellison.

Entre outras vantagens, o estudo também apontou que a laje com garrafas pet é 20% mais barata, pois usa menos concreto, mais rígida e faz uso de um consumo elevado de garrafas pet, evitando o descarte na natureza.

O projeto desenvolvido por Ronald Muryellison já é conhecido internacionalmente. Ele recebeu menção honrosa na Genyus Olympiad, evento que aconteceu em Oswego nos Estados Unidos da América (EUA), em junho deste ano, e é considerado um dos mais importantes encontros científicos do continente americano.