Câmpus Maceió premia alunos e professores por desempenho em olimpíadas do conhecimento

última modificação 25/11/2014 15h12

Esta terça-feira (25) foi dia de premiação para alunos e servidores do câmpus Maceió. As medalhas olímpicas conquistadas pelos estudantes em olimpíadas de conhecimento nas áreas de física e matemática, além da Canguru de Matemática, esta última internacional, foram entregues pela diretora-geral, Jeane Melo, em solenidade ocorrida no Ifal Maceió.

Aproximadamente 30 alunos participaram do evento, acompanhados de seus familiares, professores e coordenadores. Na oportunidade, o troféu da Olimpíada Alagoana de Matemática foi destinado ao câmpus Maceió, assim como a certificação de destaque na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). O professor de Física aposentado Carlos Argolo também recebeu troféu e medalha parabenizando-o pelo desempenho dos seus discentes na OBFEP. “O Argolo foi responsável pela vitória de mais de 150 alunos do câmpus Maceió em olimpíadas de conhecimento, destacando o Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (Cefet/AL) e agora o Ifal no cenário nacional”, declarou a diretora Jeane Melo.

A professora realiza uma retrospectiva e lembra que a primeira medalha de ouro nacional, já na primeira participação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em 2005, foi de Igor Magalhães Oliveira, na época do ainda Cefet. Durante os nove anos que se passaram, outros alunos receberam medalhas de ouro, prata e bronze das mãos da presidência da República.

A diretora ressalta que a participação na OBFEP não foi diferente. O câmpus Maceió conquistou seu primeiro ouro em 2012, com Gabriel Cabral Carvalho, e prata com Bruno Alves de Moura, ambos alunos do segundo ano do ensino médio. “Em 2013, repetimos a resultado e levamos prata no primeiro ano, com Igor Hutson Dias, e bronze com Misael Levi Costa. No terceiro ano de olimpíada, tivemos uma prata novamente com Bruno Alves e duas medalhas de bronze no terceiro ano conquistada por José Monteiro de Lemos e Josias Alves Rocha, todos do Ifal Maceió”, detalhou Jeane.

Em 2013, foi a vez dos professores. Carlos Argolo, Ednaldo Tenório (ambos do Ifal Maceió) e Ana Paula Praxedes (Ifal Palmeira dos Índios) foram os docentes premiados pela OBFEP em reconhecimento ao desempenho dos seus alunos. No mesmo ano, o câmpus Maceió foi a única escola premiada pela organização pelo seu destaque na OBFEP. “Também somos campeões nas olimpíadas de robótica e astronáutica e astronomia, concentrando um grande número de medalhas e troféus para uma instituição pública de ensino médio nos seus 105 anos de história”, finalizou a docente.