Comunicações orais do Ifal são elogiadas por comissão avaliadora do Connepi

última modificação 06/11/2014 08h06

Anny Rochelly -  de São Luís do Maranhão

A comissão do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) que avalia as apresentações orais dos inscritos considerou como qualificados os trabalhos desenvolvidos no Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Os câmpus Arapiraca e Maceió estiveram representados nas sessões que aconteceram na manhã desta quarta-feira (05), no Centro de Convenções de São Luís do Maranhão.

O estudante José Silas Firmo, do curso de Informática do câmpus Arapiraca, apresentou a pesquisa “Arapiraca entre o tradicional e o moderno” e profissionais da área puderam prestigiar e opinar em relação ao andamento das atividades. O discente documentou o patrimônio histórico e cultural da cidade, trazendo ao público monumentos históricos e realizando um resgate de memória do município. A pesquisa teve início em 2013 e está sendo orientada pelo professor Rodrigo Abraão, que leciona História em Arapiraca. “Com esse trabalho, trazemos novas perspectivas historiográficas para a pesquisa e desejamos continuar a discutir o tema Resgate de Patrimônio, prova disso é que estamos articulando uma exposição no Espaço Museu Zezito Guedes, em Arapiraca, a fim de chamar atenção para esse assunto”, completou o aluno.

Já o docente de Geografia Maurício Pereira, do câmpus Maceió, discutiu “O discurso da sustentabilidade e suas implicações na educação”, um resultado da sua pesquisa de doutorado realizada de 2009 a 2012. A pesquisa, de caráter documental, teve como foco as propostas do Ministério da Educação (MEC) para a educação ambiental no Brasil. A conclusão do estudo, segundo o autor, é que o discurso da sustentabilidade no país é multiforme. “Esse discurso presta-se aos mais variados usos e está na essência de proposta da educação ambiental com duas raízes ideológicas: uma mais conservadora, voltada para a mudança de comportamento, e outra mais progressista, orientada para a possibilidade de emancipação”, resumiu o professor.

Os dois trabalhos foram bastante elogiados pela comissão. “Considero esses dois temas interligados, pois sem educação ambiental não há valorização do patrimônio histórico e cultural e nós precisamos fazer esse resgate de memória nas pessoas. Essa pesquisas vêm contribuir com essa questão da preservação”, opinou uma das integrantes da avaliação.

A programação da tarde contou ainda com os temas: “Etonografia nas empresas”, de autoria do servidor James Washington; “Os elementos clássicos que enriquecem o patrimônio histórico da cidade de Penedo”, do professor Almir Tavares; e “Etnoimagens do cotidiano das feirinhas de artesanato de Maceió”, das alunas dos cursos de Gestão de Turismo e Hotelaria do câmpus Maceió Andressa Gomes e Laís Moreira, orientadas pela professora Adriana Quixabeira.