Anny Rochelly
Uma oficina com pratos derivados da macaxeira foi conduzida pelos alunos do curso técnico de Cozinha do câmpus Marechal Deodoro, Jackson Filipe e Fernanda Rodrigues, durante o 2º Festival Gastronômico de Arapiraca, na noite da última segunda-feira (13). O evento acontece no principal shopping da cidade até 19 de outubro.
Cerca de 30 participantes tiveram a oportunidade de aprender e degustar a preparação de um sorvete de macaxeira com calda de morango, de autoria de Jackson Filipe, e de um sanduíche de macaxeira com hambúrguer de carneiro, prato preparado por Fernanda Rodrigues.
Ambos foram orientados pelo professor Anderson Campos, do Ifal Marechal Deodoro, e auxiliados pela colega de curso Paula Cristina na preparação dos alimentos. Segundo Jackson, a grande aceitação das receitas foi uma surpresa. “A macaxeira, por ser salgada, não é considerada ingrediente de uma sobremesa e as pessoas gostaram bastante deste doce justamente por esse diferencial, questionando inclusive porque ainda não está sendo comercializado”, relatou o jovem.
O sanduíche, por sua vez, tem como acompanhamento um molho de manjericão, pimenta, mel e alho, conferindo um sabor mais marcante ao prato. A carne de carneiro foi escolhida pela aluna também pelo fato de ser bastante consumida no agreste de Alagoas.
Publicação em livro de receitas
Durante o evento, os alunos receberam a notícia de que tinham tido suas receitas publicadas no livro “As 40 receitas mais: Criatividade com Sabor”, após inscrição no concurso culinário da empresa Popular Alimentos, sediada em Arapiraca.
Dentre outras 40 receitas de todo o Estado, Jackson conquistou o quarto lugar com um Tartari de Filé de Peixe, uma espécie de bolinho do fruto do mar similar à comida japonesa por não ser cozido. Já Fernanda Rodrigues inscreveu o prato “Rosti de Macarrão Instantâneo”, uma junção de macarrão coberto com queijo mussarela e presunto.