Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estudantes do Ifal Arapiraca desenvolvem sistemas que atendem a demandas do câmpus

por Thâmara Gonzaga — última modificação 23/02/2015 11h40

Propor soluções para modernizar as rotinas administrativas e acadêmicas do Câmpus Arapiraca do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Essa foi a tarefa proposta pelo professor de Programação Web, Maurício Júnior, aos estudantes do 4º ano de Informática da unidade do Ifal no agreste alagoano.

Durante todo o ano de 2014, os discentes pesquisaram, avaliaram e desenvolveram sistemas que atendem a demandas de setores do câmpus. O projeto envolveu 45 alunos, além de servidores dos setores, e resultou na elaboração de oito programas. Alguns já se encontram em pleno funcionamento, outros ainda passam por melhorias.

O projeto gerou possibilidades de os estudantes crescerem e se aperfeiçoarem profissionalmente. Além de trabalhar os conteúdos teóricos da disciplina, eles tiveram a oportunidade de diálogos constantes com os responsáveis pelos setores para coleta de dados e aprenderam a lidar com as relações interpessoais”, avalia o professor e orientador do projeto, Maurício Júnior.

Confira abaixo os sistemas desenvolvidos:

SESOIF (Serviço Social Ifal) - desenvolvido com o intuito de facilitar tarefas relacionadas ao setor de Serviço Social que lida com as rotinas de assistência estudantil. O programa permite cadastro de alunos em programas de assistência, produção e consulta de relatórios, além de apresentar um gráfico que mostra a relação de alunos atendidos em cada programa.

SAP (Sistema de Agendamento de Protocolo) - aplicação planejada para criação e armazenamento de protocolos. Busca oferecer funcionalidades que permitam abandonar o método antigo e manual de agendamento, garantindo mais agilidade e praticidade no trabalho.

SICOL (Sistema de Controle de Livros Didáticos) - criado para otimizar a rotina de controle dos livros didáticos do Ifal Arapiraca.

BiblioIF - elaborado para informatizar o processo de empréstimo, devolução e reserva de livros na Biblioteca do Câmpus Arapiraca. No sistema, o aluno pode procurar por todos os livros que estão disponíveis na biblioteca do Ifal, sugerir títulos para serem adquiridos, consultar prazos para a devolução e tempo de reserva, além de um espaço para esclarecimento de dúvidas frequentes.

SGF (Sistema Gerenciador de Fardamento) - o sistema foi elaborado para auxiliar na administração da oferta de fardamentos para os estudantes. Oferece as funções de cadastro de alunos, de pedidos, de lotes e de fornecedor. Permite verificar estoque e gerar relatórios.

Caródromo – com fins acadêmicos, o programa foi desenvolvido para manter um cadastro dos alunos do Ifal Arapiraca. A função principal é o conselho de classe, possibilitando aos professores a consulta dos alunos cadastrados.

Controle de Estoque/Setor de Contabilidade – o sistema permite cadastro de produtos (o usuário poderá visualizar a quantidade que tem), entrada e saída, levantamento de quantos produtos foram inseridos e quantos foram retirados.

Controle de Veículos - foi desenvolvido com o intuito de facilitar a solicitação de transporte para viagens. Com o sistema, vai ser possível preencher o formulário e imprimir a guia de solicitação para ser entregue no setor responsável, o que irá dinamizar e padronizar a rotina permitindo o maior controle sobre os pedidos.