Ifal Palmeira realiza mais uma edição do projeto Flip

Atividade estimula as habilidades de leitura e escrita entre os estudantes
última modificação 12/03/2015 09h50
Ifal Palmeira realiza mais uma edição do projeto Flip

Mario de Andrade, por Tarsila do Amaral em 1922.

Thâmara Gonzaga

Estudantes e professores do Câmpus Palmeira dos Índios já estão envolvidos em mais uma edição do Projeto Flip, ação iniciada em 2013 e que mobiliza toda comunidade local do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em atividades de leitura e escrita. Tendo como base a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), a motivação principal é fomentar a formação de leitores e promover uma formação ampla e cidadã.

A professora de português e uma das coordenadoras do projeto, Vanusia Amorim, conta que o concurso já faz parte do calendário da unidade e que os alunos aguardam ansiosamente a publicação do regulamento. “A cada edição, o número de inscritos aumenta visto que os alunos que participam da Flip e dos demais eventos literários voltam cheio de novidades, ideias, e propagam pelo câmpus”, comemora. Ela ainda destaca que os estudantes que participam do projeto Flip têm a oportunidade de aprimorar a leitura, a escrita e a oralidade, habilidades envolvidas em todas as etapas do certame.

Apenas os estudantes do Ifal Palmeira, inclusive os de educação a distância, podem participar. Para se inscrever, é preciso preencher uma ficha (disponível no regulamento) e enviar para o e-mail palmeiraparaty2015@gmail.com até o dia 20 de março. A participação é individual, mas pode apresentar um orientador desde que seja professor do câmpus.

O foco do projeto sempre é o escritor homenageado durante a realização da Flip. Este ano, a Festa celebra o escritor Mário de Andrade, um dos pioneiros da poesia moderna brasileira, cuja morte completou 70 anos em 2015.

A ação é desenvolvida em três etapas e todas elas serão realizadas em torno do tema Palmeira – Paraty: por um Brasil Brasileiro. Na primeira etapa, os estudantes farão um teste de conhecimento geral sobre sobre a vida e a obra de Mário de Andrade. A segunda consiste em entregar um trabalho escrito sobre uma das obras do autor ou o seu legado. Na última etapa, os cinco estudantes com pontuação mais alta deverão apresentar o trabalho para uma comissão julgadora, em data previamente agendada, quando será definido o vencedor do projeto.

A premiação para os participantes é bastante atrativa. O primeiro e o segundo colocados participarão da Flip 2015, em Paraty-RJ; do terceiro ao quinto colocados visitarão a Bienal Internacional do Livro de Alagoas; do sexto ao décimo irão para a Festa Literária de Marechal Deodoro. Haverá ainda o sorteio de kit de livros de autores nacionais e internacionais entre os dez finalistas.

Nós, professores de Linguagens e Códigos, estamos muito felizes com o apoio que recebemos do Ifal Palmeira para promover mais uma vez essa ação. É um desafio levar professores e alunos para a Flip, a maior festa literária da América Latina e com apresentação confirmada no evento”, diz a professora. Ao defender a realização do projeto, Vanusia Amorim argumenta que ir a eventos literários significa entrar em contato direto com escritores, leitores diversos e atividades culturais variadas. “Os alunos adquirem conhecimentos grandiosos como discentes e cidadãos. O mundo deles se amplia de forma espetacular. E não podemos esquecer da participação dos professores que acompanham os estudantes nos eventos e retornam cheios de ideias para dinamizar sua prática”.

Sobre a Flip

A Flip é realizada, anualmente, desde 2003 na cidade de Paraty, município no litoral do estado do Rio de Janeiro, e inseriu o Brasil no circuito dos festivais internacionais de literatura. Em 2015, a Festa será realizada de 1º a 5 de julho.

Com a presença de autores mundialmente respeitados, são cinco dias de festa literária, com a realização de debates, shows, exposições, oficinas, exibições de filmes e apresentações de escolas.

Calendário do projeto Flip – Palmeira - Paraty: por um Brasil Brasileiro

Período de Inscrição: até 20/03/2015