Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / II Eitic: aluno do Ifal Maceió apresenta projeto que busca popularizar a criptografia

por Thâmara Gonzaga — última modificação 20/08/2014 17h41

Thâmara Gonzaga

Você já teve foto sua divulgada sem autorização? Alguém já invadiu seu computador e teve acesso a todos os seus dados? Essas são ocorrências cada vez mais comuns com a disseminação dos ambientes virtuais e que vêm causando constrangimentos e prejuízos para muita gente.

Muitas dessas situações poderiam ter sido evitadas se a população tivesse o hábito de criptografar os dados. Uma tarefa considerada complicada para os usuários, mas que o aluno do curso de Sistema de Informações do Câmpus Maceió do Instituto Federal de Alagoas, Djanilson Alves, vem se dedicando para tornar acessível. Ele apresentou o projeto durante o II Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica (Eitic) do Ifal, evento que faz parte da programação do Caiite 2014 e prossegue até o dia 22 de agosto.

A criptografia avalia princípios e técnicas para transformar uma informação original em uma forma ilegível, de modo que só o destinatário consiga ler. Ocorre que, geralmente, os programas de criptografia apresentam interfaces difíceis de serem usadas. Diante dessa realidade, o aluno do Ifal Maceió elaborou um programa que busca popularizar o uso da criptografia de chave pública. “O meu projeto, diferente dos demais, é pensado para o usuário, não precisa ter tanta técnica. Com o programa que estou desenvolvendo, os dados podem ser criptografados de forma muito simples”, garante ele.

Além de facilitar a atividade de criptografar, o aluno do Ifal Maceió também quer popularizar a importância de se proteger no ambiente virtual. “No caso da atriz Carolina Dieckmann, que teve fotos pessoais divulgadas sem autorização, com o uso da criptografia, quem tentasse invadir os dados não reconheceria absolutamente nada”, explica.

O caso da atriz teve tanta repercussão que o nome dela foi usado para identificar a lei 12.737/2012 que trata sobre crimes na internet e tipifica as infrações no ambiente digital, além de estabelecer punições.

Djanilson Alves vem se dedicando para tornar acessível a tarefa de criptografar dados.