registrado em: ,

MEC lança concurso de ideias para reduzir gastos com consumo de água e luz nas instituições federais de ensino

Desafio busca selecionar propostas através da participação social. Serão premiados os quatro participantes vencedores de cada concurso. Participe!
última modificação 18/11/2014 11h19

Economizar. Com essa prioridade, a Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SPO) do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Superior e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, lançou o concurso Desafio da Sustentabilidade com o objetivo de incentivar órgãos e instituições públicas federais a adotarem um modelo de gestão estruturado na implementação de ações voltadas ao uso sustentável e eficiente dos recursos.

O concurso irá identificar, avaliar e selecionar propostas inovadoras através da participação social nos seguintes temas: a) “como reduzir os gastos com o consumo de energia elétrica nas instituições federais de ensino?” e b) “como reduzir os gastos com o consumo de água nas instituições federais de ensino?

Podem participar do concurso somente pessoas físicas que tenham efetuado cadastro prévio no site www.mec.gov.br/premioideia. Após a realização do cadastro, o participante deverá validar a sua conta inserindo o código SMS enviado para seu telefone celular para pontuar através das ações de “curtir” e ou “comentar” ideias.

Os prazos para participação são os seguintes:

Até 3 de fevereiro de 2015: concurso “Como reduzir os gastos com o consumo de água nas Instituições Federais de Ensino?”

Até 5 de fevereiro de 2015: “Como reduzir os gastos com o consumo de energia elétrica nas Instituições Federais de Ensino?”

PREMIAÇÃO

Serão premiados os quatro participantes vencedores de cada desafio específico (água e energia elétrica) com os valores de R$ 5 mil (1º lugar), R$ 2.500 (2º lugar), R$ 1.500 (3º lugar) e R$ 1.000 (4º lugar).

As Instituições Federais de Ensino também serão premiadas. Os pontos acumulados por cada participante serão automaticamente atribuídos à instituição escolhida por ele. Cada participante poderá indicar apenas uma instituição e esta não poderá ser alterada posteriormente. Os pontos atribuídos às instituições em cada um dos desafios serão cumulativos e a classificação geral será confirmada no término do concurso.

As Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e as Universidades Federais classificadas como 1ª e 2ª colocadas na classificação geral receberão recursos no montante de até R$ 3 milhões (primeira colocada) e 1 milhão de reais (segunda colocada) para o desenvolvimento de ações de sustentabilidade que contribuam para a redução de gastos e promoção da sustentabilidade na instituição. Tais projetos devem ser submetidos até o dia 6 de abril de 2015.

A divulgação da classificação provisória ocorrerá até o dia 12 de fevereiro de 2015 no site www.mec.gov.br/premioideia.

Para se inscrever e começar a participar, acesse http://premioideiaportal.mec.gov.br/

registrado em: ,