registrado em: ,

Órgão públicos ofertam cursos gratuitos para servidores e demais cidadãos

última modificação 29/01/2015 10h19

Aprender algo novo, qualificar-se na área de atuação, ler um livro ou conhecer um lugar diferente são atitudes que, além de arejar a mente, ampliam as perspectivas pessoais.

Cursos de curta duração, por exemplo, são possibilidades para rever práticas profissionais e para manter contatos. Mas, diante da falta de tempo, os cursos a distância se apresentam como excelentes oportunidades de atualização.

Alguns órgãos públicos oferecem cursos gratuitos para servidores públicos e também para os demais cidadãos, a exemplo da Fundação Escola Nacional da Administração Pública (Enap). Vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, é uma escola de governo do Poder Executivo Federal que oferece formação e aperfeiçoamento em Administração Pública a servidores públicos federais e também para a sociedade em geral.

Todos os anos, é lançado um calendário oficial de oferta de cursos, que pode ser acessado AQUI. Muitos já estão com inscrições abertas. oferta nas áreas de Atendimento ao Cidadão, Ética e Serviço Público, Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos, Gestão de Projetos, Orçamento Público: Conceitos Básicos, entre outras áreas.

Todos os cursos a distância são gratuitos. Os cursos sem tutoria são abertos a servidores e cidadãos. Cursos com tutoria atendem a um público específico, portanto é necessário consultar as informações de cada um.

O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), órgão do Senado Federal, também oferece cursos a distância gratuitos. Servidores do Congresso, de órgãos conveniados e a população em geral podem se inscrever. Os cursos ofertados são em três modalidades: cursos sem tutoria – sem limite de vagas, sempre abertos para matrícula e qualquer pessoa pode se matricular de imediato e iniciar os estudos; e os cursos tutorados e semitutorados, ambos com processo seletivo, limite de vagas e períodos específicos de matrícula. Há oportunidade de cursos, entre outros, nas áreas de Política Contemporânea, Ouvidoria na Administração Pública, Conhecendo o Novo Acordo Ortográfico, Desenvolvimento de Equipes e Excelência no Atendimento. Saiba mais NESTE LINK.

Todos os cursos ofertados pela Enap e pelo ILB concedem certificados.

registrado em: ,