registrado em: ,

Orientadores do Ifal podem indicar bolsistas para o Prêmio Destaque do Ano do CNPq

última modificação 11/02/2015 12h07

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) recebe até 30 de março inscrição para o “Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica e Tecnológica”, criado em 2003 para premiar bolsistas de Iniciação Científica do CNPq que obtiveram destaque nos trabalhos desenvolvidos, com base no relatório final de pesquisa, e as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

Na edição para premiar os destaques de 2014, as coordenações do Pibic, Pibiti e as instituições de pesquisa indicarão para concorrer ao prêmio os bolsistas que apresentaram os melhores relatórios, classificados ou premiados por comitê interno ou externo em eventos científicos realizados pelas instituições no 2º semestre de 2014. Caso a instituição não realize tais eventos, deverá receber as inscrições dos bolsistas e selecionar os melhores relatórios por meio de um comitê interno de seleção e encaminhar ao CNPq.

Inscrição dos bolsistas do Ifal

No Instituto Federal de Alagoas (Ifal), os orientadores deverão indicar os bolsistas para a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) a fim de que participem de uma seleção interna.

Segundo o chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação do Ifal, José Ginaldo, já foi nomeado o comitê institucional que ficará responsável em analisar os relatórios finais, selecionar os que apresentam mérito técnico-científico e que possam ser encaminhados ao CNPq para concorrer ao prêmio.

Atualmente, o Ifal conta com 13 bolsas do CNPq distribuídas entre os programas Pibic e Pibiti.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica e Tecnológica é atribuído a três categorias: bolsista de Iniciação Científica (IC), bolsista de Iniciação Tecnológica (IT) e Mérito Institucional.

Na categoria de IC, podem concorrer bolsistas do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), do Pibic-Af (Programa Institucional de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas) e de Iniciação Científica de quotas do pesquisador, com pelo menos 12 meses de bolsa e que estejam em processo de continuidade – quota 2014-2015.

Já para IT, podem participar bolsistas do Pibiti (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico) e do TI (Iniciação Tecnológica Industrial), com pelo menos 12 meses de bolsa e que estejam em processo de continuidade – quota 2014-2015.

Ex-bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq não podem se candidatar.

As instituições que participam do Pibic e que tenham bolsistas inscritos no Prêmio podem se inscrever na categoria Mérito Institucional.

Os selecionados pela comissão julgadora nas categorias bolsista de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica receberão como prêmio o valor de R$ 7.000, uma bolsa de mestrado, passagem aérea e hospedagem para participação na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada em julho de 2015, quando ocorrerá a cerimônia de entrega da premiação.

Desde 2013, o Prêmio é entregue na reunião anual da SBPC proporcionando, assim, maior visibilidade junto à comunidade acadêmica e aos universitários brasileiros.

O resultado será anunciado pelo CNPq até 15 de maio de 2015, no endereço www.destaqueict.cnpq.br.

São parceiros do Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica e Tecnológica a SBPC e a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Com redação da  Comunicação do Ifal e informações do  CNPq.

registrado em: ,