Piquenique Literário estimula leitura de poesias no Ifal Palmeira dos Índios

última modificação 24/03/2015 12h34

Thâmara Gonzaga

Já pensou em fazer um piquenique numa segunda-feira? E se, além de reunir amigos para uma refeição ao ar livre, o momento também seja utilizado para ler, recitar e cantar poesias? Aproveitando o amplo espaço verde do Câmpus Palmeira dos Índios do Ifal, foi isso que os estudantes dos primeiros anos, sob a coordenação da professora de Português Edneide Leite, fizeram no dia de ontem (23). Eles se organizaram e promoveram um agradável encontro em que o principal foi  apreciar literatura, suscitar e aprimorar o gosto pela leitura dos versos.

A atividade é conhecida no câmpus como Piquenique Literário e começou em 2013. Uma ação simples, como explica a professora, mas que requer o engajamento de todos os participantes. Divididos em grupos, os próprios alunos selecionam os poemas a serem declamados e também uma canção do repertório musical brasileiro que apresente relação com a temática dos poemas escolhidos, além de combinarem o lanche que será compartilhado. Ainda há sorteio de brindes e livros.

O piquenique é realizado durante a aula de português, evitando o conflito de horários e a ausência de colegas. O encontro também traz convidados e, nessa segunda-feira, contou com a participação da diretora-geral do Ifal Palmeira, Ana Quitéria. Ela é professora de Português e declamou escritos de Mario Quintana e de Arnaldo Antunes. O poeta Luciano José, pesquisador e professor de filosofia da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal/Palmeira) e a estudante do 2° ano de Informática do câmpus, Naillys Araújo, que é poeta e declamadora, também participaram. Eles fizeram a apresentação de Balada Poética, sarau trabalhado pelos dois em 2014. “Os alunos ficaram bastante motivados. Alguns nunca tinham visto performance desse tipo”, conta a docente.

Sempre tão lembrados sobre a importância do ato de ler, os estudantes recepcionaram bem a iniciativa de ultrapassar os limites da sala de aula e de conhecer outros modos de aprendizagem. Edneide Leite avisa que já está nos seus planos a realização de outros piqueniques literários, pois a experiência está sendo exitosa. “Houve vibração por parte dos alunos quando confirmei a edição deste ano. A receptividade é ótima e tudo ocorre de modo muito harmônico”, comemora.