Anny Rochelly - em São Luís, Maranhão
O queijo coalho defumado e condimentado do Ifal Satuba foi aprovado pelos participantes do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) na manhã desta terça-feira (04), primeiro dia de atividades. A iguaria está dando o que falar e tem recebido muitos elogios dos visitantes da Mostra Tecnológica.
O projeto foi desenvolvido pelos alunos do curso de Tecnologia de Laticínios Aparecido José Silva e Edson Ferreira da Silva, ambos orientados pelas professoras Daniele Gomes e Ângela Froelich com o auxílio de Allana Patrícia Santos. As pesquisas tiveram início no ano passado e os queijos oferecidos na mostra, nos sabores de pimenta calabresa e orégano, são produzidos com leite de boi ao invés do leite de cabra, este último já produzido em larga escala no município.
No estande ao lado, encontra-se o projeto de automação residencial, desenvolvido pelos alunos Iago José da Silva e Cristiano de Oliveira, ambos do curso de Eletroeletrônica do câmpus Arapiraca e orientados pelo docente José Arnóbio. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um circuito integrado. “Nosso estudo é um sistema de tecnologia DTMF de baixo custo e tem o objetivo de fazer com que o usuário controle operações residenciais de automação, como iluminação, som, climatização, tudo a partir de uma ligação telefônica que pode ser feita antes de chegar em casa”, detalhou o discente Iago José.
Representantes de vários institutos federais terão acesso às pesquisas do Instituto Federal de Alagoas na Mostra Tecnológica até o último dia do evento, quinta-feira (06).