Saiba mais sobre o aplicativo +Sangue, grande vencedor da Mostra Tecnológica do Universo IF

última modificação 25/11/2014 16h34

O projeto +Sangue, integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), trouxe para o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) a premiação de primeiro lugar na Mostra Tecnológica do Universo IF, evento realizado durante a nona edição do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, em São Luís do Maranhão, de 04 a 06 de novembro de 2014. A mostra reuniu quase 70 projetos de 24 institutos federais do Brasil.

O projeto +Sangue, orientado pelo professor Marcílio Ferreira, do Grupo de Pesquisa em Sistemas de Informação e Engenharia de Software (GPSIE) do câmpus Maceió, é formado também por alunos do curso de bacharelado em Sistema de Informação, Nywton Silva e Ernande Roberto, um aluno do curso técnico em Informática, Victor Aurélio, e pelo colaborador externo do Cesmac, Ricardo Silva. A premiação na Mostra foi resultado do fruto de todo um trabalho de um ano de pesquisa, de acordo com o professor orientador. “Ficamos bastante orgulhosos com o resultado, já que existiam vários trabalhos de qualidade no evento”, afirmou.

A ideia de desenvolvimento do aplicativo surgiu quando o professor trabalhava na Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau). “Lá eu vivenciei as diversas ações do Hemoal na tentativa de aumentar os níveis de estoque de sangue e sempre apostei que a tecnologia móvel seria um recurso bastante interessante para solucionar este problema”, explicou Marcílio.

O +Sangue, que ainda é um protótipo, permitirá a visualização dos níveis de estoque dos bancos de sangue e a disseminação de campanhas de doação entre os cidadãos alagoanos, auxiliando o serviço público de saúde no desenvolvimento de ações que mantenham um fornecimento e estoque de sangue adequado e também poderá servir de suporte na fidelização de doadores. Para o professor Marcílio, idealizador do projeto, ainda é um grande desafio conquistar potenciais doadores de sangue, de maneira que ações que se voltem para o aumento da consciência da sociedade em relação à necessidade de mais cidadania e colaboração são sempre bem-vindas. “O aplicativo, quando finalizado, visará minimizar a dificuldade de localizar doadores e será um meio de aproximar as pessoas que precisam da doação daquelas que podem doar”, afirmou o docente.

O docente explica que a expectativa é que no início de 2015 o aplicativo esteja disponível no Google Play Store. “Atualmente estamos finalizando os módulos de cadastro de doadores e de campanhas de doação. Estamos também em constante diálogo com a Sesau para efetivar uma integração do aplicativo com as informações oficiais do Hemocentro. Quanto esta integração for finalizada, o aplicativo estará pronto para ser lançado”, detalhou.

Mesmo ainda não estando disponível para download no mercado, a adesão já é significativa no meio acadêmico e até mesmo por parte da comunidade. “O aplicativo já foi validado pela academia, quando recebeu o prêmio de melhor trabalho dos institutos federais do Brasil, e também foi validado pela comunidade local, quando nós apresentamos o projeto no Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite). Estes resultados expressivos demonstram que estamos no caminho certo”, completou.